O bilionário, Elon Musk, dono da Tesla havia informado ao mercado que a fabricante de carros elétricos seguirá baixando preços se os juros continuarem subindo. Sendo assim, as ações da companhia despencaram com mais um alerta de impacto de lucratividade.
Vale destacar que após meses de remarcações para baixo já afetaram a margem bruta da Tesla, que caiu para o menor nível em quatro anos no segundo trimestre deste ano.
Nesse sentido, além da redução dos preços, a Tesla está investindo em novos modelos, incluindo o atraso Cybertruck. A fabricante ainda tem um projeto em vista, o Dojo, um projeto de supercomputador em que Musk estima gastar pelo menos US$ 1 bilhão até o final do próximo ano para ajudar a processar a infinidade de dados e vídeos coletados pelos carros da Tesla no desenvolvimento da tecnologia de direção autônoma.
Desse modo, embora a fabricante de carros atinja a meta de produzir cerca de 1,8 milhão de veículos neste ano, a produção cairá neste trimestre devido a melhorias nas fábricas.
A ação caiu até 4,2% antes do início das negociações regulares nesta quinta-feira (20).
Visão de Elon Musk
De acordo com Musk, “faz sentido sacrificar as margens em favor da fabricação de mais veículos, porque pensamos que em um futuro não muito distante eles terão um aumento dramático de valor”. O bilionário referiu-se à sua crença de que a Tesla eventualmente oferecerá capacidade de direção autônoma.
Apesar da Tesla ter superado as expectativas de lucro por ação e receita, os resultados minaram a confiança de que as margens atingiram o fundo do poço, disse Philippe Houchois, analista do Jefferies.
Na última quarta-feira (19), a Tesla esclareceu que os Cybertrucks que estão sendo fabricados agora são na verdade “candidatos a lançamento” e não estão à venda. A empresa não ofereceu nenhuma atualização sobre preços ou especificações e reiterou que espera iniciar as entregas ainda este ano.
Musk ainda disse que houve progresso no plano da fabricante de carros elétricos de potencialmente disponibilizar seu software de assistência ao motorista para outras montadoras. O CEO afirmou que a Tesla está em discussões iniciais sobre o licenciamento de seu sistema para um grande fabricante que ele não revelou.