A Cyrela (CYRE3) divulgou ao mercado nesta noite de quarta-feira (12), a prévia operacional referente ao segundo trimestre de 2023 (2T23), em comparação aos mesmos períodos do ano passado (2T22) e ao primeiro trimestre deste ano (1T23).
Na prévia publicada pela Cyrela, as vendas líquidas contratadas neste trimestre somaram R$ 2,491 bilhões, ou seja valor 54% superior ao registrado no 2T22 (R$ 1,622 bilhão) e 61% acima do 1T23 (R$ 1,545 bilhão). Além disso, a participação da companhia nas vendas contratadas foi de 81% no 2T23, inferior aos 86% do mesmo trimestre do ano anterior e 75% acima do 1T23.
As vendas contratadas no primeiro semestre da empresa de construção civil, por sua vez, atingiram R$ 4,036 bilhões, sendo 38% superior ao mesmo período de 2022. Das vendas líquidas realizadas no trimestre, R$ 140 milhões, ou seja, 6% se referem à venda de estoque pronto; R$ 952 milhões à venda de estoque em construção, equivalente a 38% e R$ 1,4 bilhão à venda de lançamentos, 56%. Portanto, a Cyrela atingiu uma velocidade de vendas (VSO) de lançamentos de 40% no trimestre.
Lançamentos no 2T23
Nesse sentido, de abril a junho, a Cyrela lançou 17 empreendimentos no trimestre, somando um volume de R$ 3,514 bilhões. Ou seja, 51% superior ao realizado no segundo trimestre do ano passado, de R$ 2,326 bilhões e 161% acima do primeiro trimestre deste ano, de R$ 1,345 bilhão.
Por fim, no primeiro semestre deste ano, o Valor Geral de Vendas (VGV) de lançamentos da Cyrela atingiu R$ 4,859 bilhões, montante 44% maior que o reportado no ano passado. As permutas nos lançamentos, por sua vez, foram R$ 244 milhões no 2T23 vs. R$ 162 milhões no segundo trimestre de 2022 e R$ 86 milhões nos primeiros três meses de 2023.