A Mitre (MTRE) anunciou que as vendas líquidas da Mitre (MTRE3) totalizaram R$ 184,9 milhões, no segundo trimestre de 2023, , o que representa uma queda de 2,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior e uma redução de 23,7% em relação ao primeiro trimestre de 2023.
Em abril, a Mitre lançou seu primeiro empreendimento em parceria com a Lúcio Engenharia, chamado ML Brooklin. O empreendimento possui um Valor Geral de Vendas (VGV) total de R$ 208 milhões, sendo que a participação da Mitre corresponde a R$ 104 milhões. O projeto é composto por 271 unidades, incluindo 52 unidades de 118 metros quadrados, 52 unidades de 84 metros quadrados e 167 studios.
No segundo trimestre de 2023, a velocidade de venda da incorporadora Mitre, medida pelo índice de venda sobre oferta (VSO), registrou uma queda de 2,7 pontos percentuais, totalizando 10,3%. Já o VSO de 12 meses apresentou um recuo de 5 pontos percentuais, ficando em 34,7%. Durante o período de abril a junho, os distratos da Mitre alcançaram o valor de R$ 50,2 milhões, representando um aumento de 27,8% em comparação ao segundo trimestre de 2022.
Segundo o relatório do Itaú BBA, o mercado deve ter uma reação neutra em relação aos resultados da Mitre, uma vez que a empresa já havia divulgado seus números de vendas e lançamentos referentes aos meses de abril e maio. Os lançamentos, considerando a participação da empresa, totalizaram R$ 97 milhões, representando uma queda de 67% em relação ao trimestre anterior e de 57% em relação ao ano anterior. Já as vendas líquidas alcançaram R$ 185 milhões, apresentando uma queda de 24% em relação ao trimestre anterior e 2% em relação ao ano anterior.
“Notamos também uma redução de 5% no trimestre em relação ao trimestre anterior, para R$ 1,6 bilhão. A Mitre anunciou o lançamento do Projeto MEC Gio em julho, com VGV de R$ 230 milhões, já 24% vendido”, aponta o banco.