O Twitter (TWTR4), do bilionário Elon Musk, ameaçou processar a Meta (META4), de Mark Zuckerberg, após o lançamento do Threads, nova rede social do grupo do Facebook e Instagram em formato de texto. A informação foi publicada pelo site Semafor.
O advogado do Twitter, Alex Spiro, diz em email a Zuckerberg ter “preocupação séria” que a Meta esteja se apropriando de maneira “voluntária, sistemática e ilegal dos segredos de negócio e outras propriedades intelectuais da empresa”.
O Twitter alega que a Meta teria contratado vários dos seus ex-funcionários ao longo do último ano. Recentemente, a rede sociais de Musk promoveu corte de mais de
mil postos de trabalho.
“O Twitter se reserva o direito de buscar remédios civis e judiciais para prevenir qualquer revelação, retenção ou uso de propriedade intelectual pela Meta”, escreveu o advogado.
Threads chega a 30 milhões de usuários em 24 horas após lançamento
A Meta anunciou na tarde desta quinta-feira (6) que o Threads, sua nova rede social, chegou a 30 milhões de usuários. Horas antes, a contagem estava em 10 milhões, sete horas após o lançamento oficial.
“Acho que deveria haver um aplicativo de conversas públicas com 1 bilhão de pessoas nele. O Twitter teve a oportunidade de fazer isso, mas não acertou em cheio. Espero que nós consigamos”, escreveu Zuckerberg.
Nesse sentido, seu principal concorrente, o Twitter, detém cerca de 200 milhões de usuários ativos. Plataforma que tem 17 anos de idade, atualmente, é comandada por Elon Musk desde de 2022.
Sendo assim, o Threads foi lançado em mais de 100 países e já está disponível para download no iOS e Android. A nova plataforma detém uma dinâmica similar à rede de Elon Musk, uma vez que a aposta de Zuckerberg promove interações baseadas em texto, permitindo que os usuários postem e respondam uns aos outros. Vale ressaltar que a plataforma é gratuita e, até o momento, está livre de anúncios.
Como funciona o Threads
As postagens no Threads, em suma, podem ter até 500 caracteres e incluir links, fotos ou vídeos com até cinco minutos de duração. Além disso, é possível fazer interações nas postagens, bem como, curtir, comentar e compartilhar o que outras pessoas publicaram.
O feed principal do aplicativo mostra postagens e contas recomendadas pelo algoritmo do Instagram. É possível republicar algo com um comentário, e as respostas são destacadas no feed principal. No entanto, não há feed apenas das pessoas que você segue, embora isso possa ser adicionado posteriormente.
Diferentemente do Twitter e Instagram, no Threads não há um esquema de verificação pago que desbloqueia funcionalidades adicionais. Embora, para os que tenham um selo azul no Instagram, ele seja transferido para as contas do Threads automaticamente.
Além disso, outra diferença entre o Twitter e o Threads, até o momento, é que a rede social da Meta não tem a área de trending topics, que mostra assuntos mais comentados na rede. Esse recurso deve ser lançado em breve.