O presidente e fundador do Eurasia Group e Gzero Media, Ian Bremmer, afirmou que a tecnologia está “ameaçando” a democracia. A fala foi feita durante o fechamento do Febraban Tech 2023, na quarta-feira (28), no painel “A geopolítica, os impactos socioeconômicos e o Brasil no cenário internacional”, que contou com cobertura do BP Money.
A desinformação é um dos principais riscos da IA (inteligência artificial), porque nós não sabemos se estamos falando com um robô ou com pessoas. “Não conseguimos diferenciar entre um cidadão ou um bot, e cidadãos têm direitos, robôs não”, afirmou.
De acordo com ele, a inteligência artificial é um risco para a economia global e a polarização que existe nas democracias vai piorar. “A tecnologia está fortalecendo os líderes do governo e ameaçando a democracia”, completou o executivo.
Bremmer também destacou que sua profissão de cientista político está cada vez mais relevante no mundo, o que para ele é preocupante: A Rússia não se integrou e não gosta do Ocidente; a China foi integrada dentro das instituições globais; e nas democracias do mundo, as pessoas não se sentem representadas pelos seus líderes.
O presidente do Eurasia Group acredita que a IA impulsionará uma série de aspectos, como na saúde e educação, motivando uma “globalização 2.0”.
“Cada chefe de estado me questiona, e é a questão mais importante em todos os debates, isso porque, são milhões de dólares investidos em empresas de tecnologia”, afirmou Bremmer.
Febraban Tech
O Febraban Tech 2023 se iniciou na manhã de terça-feira (27), em São Paulo. O BP Money está cobrindo a 33ª edição do evento, que tem como tema central “A bioeconomia e as oportunidades em uma sociedade digital”.
O evento reúne lideranças dos setores financeiro, tecnológico, sustentável e de áreas interessadas em inovação, para debater temas atuais da economia digital.
São mais de 100 painéis de conteúdo em nove auditórios/palcos divididos entre os dias 27 e 29 de junho.