Para sobreviver no período da pandemia, muitas empresas tiveram que se reinventar e antecipar tendências. No setor varejista, a automação foi uma ferramenta fundamental para aproximar lojas e clientes, quebrando a barreira do distanciamento social exigido durante a crise sanitária mundial.
O chamado “Varejo do Futuro”, foi um dos assuntos discutidos por executivos de importantes companhias no Febraban Tech 2023, evento que acontece em São Paulo nesta semana e que conta com a cobertura do BP Money.
“Observamos uma mudança transformacional na economia com o choque da pandemia. Já tínhamos o DNA digital, mas a pandemia fortaleceu”, avalia a Rafaela Fernandes, representante do Inter (INBR32).
“O processo de logística ainda tem muito para avançar, mas já vimos uma grande mudança nos últimos três anos. Olhando para o futuro, vamos passar por uma transformação ainda maior”, acredita Rafaela.
Para o manager pre-sales da Diebold Nixdorf, Matheus Neto, a experiência do cliente é muito importante e as empresas precisam se adaptar a elas. Ele cita como exemplo o uso da tecnologia para fortalecer o movimento em lojas físicas.
“Entrar na loja física e escolher o produto ou entrar no site e escolher o produto? É preciso melhorar a experiência do cliente, entender o momento que ele está vivendo. Fizemos uma integração com uma empresa alemã, no qual eu consigo ir em um autoatendimento, pego a ficha e a máquina faz um café. Isso ajuda a reter o cliente E eu aprimoro isso, a partir da Inteligência Artificial”, citou Neto.
Utilizando dados
É consenso que a obtenção e o bom uso de dados pode fazer a diferença em um negócio que depende da tecnologia. Para Rafaela Vitória, do banco Inter, é necessário saber o que fazer com tanta informação.
“Hoje temos acesso a uma gama de dados, que pouco tempo atrás era impensável, mas não basta ter os dados, precisamos saber analisar e compreender. Hoje trabalhamos muito essa integração. De fato, quando temos um super app como o do Inter, com a experiência toda registrada, nos permite focar na oferta. É importante ter o conhecimento para fazer uma oferta mais limpa e conseguir alavancar o que o cliente deseja”, enfatizou.
Já diretora de clientes do Banco do Brasil, Larissa Novais, a absolvição de dados vem ocorrendo de uma forma muito acelerada e é preciso organizar essas informações para um maior aproveitamento.
“Temos um projeto muito robusto para sistematizar todas essas interações. A visão cliente está no centro para a tomada de decisão do banco. Sistematizar e extrair valores desses dados é o grande desafio”, pontua.
Febraban Tech
O Febraban Tech 2023 se iniciou na manhã desta terça-feira (27), em São Paulo. O BP Money está cobrindo a 33ª edição do evento, que tem como tema central “A bioeconomia e as oportunidades em uma sociedade digital”.
O evento reúne lideranças dos setores financeiro, tecnológico, sustentável e de áreas interessadas em inovação, para debater temas atuais da economia digital.
São mais de 100 painéis de conteúdo em nove auditórios/palcos divididos entre os dias 27 e 29 de junho.