O COO e partner da Viden.vc, Nathan Valadares, realizou uma análise aprofundada sobre a terceira revolução da internet, a chamada Web 3.0 relacionando, no painel de Teses de Investimentos 2024, durante o evento Digital Finance Brasil.
Valadares define a Web 3.0 como uma transição, onde cada um enxerga com uma premissa diferente, “alguns enxergam com a premissa da liberdade e outros enxergam como métodos de pagamento, eu gosto de focar na descentralização, pra mim é a principal ferramenta, isso porque, acredito que vamos viver uma época binária”, explicou o especialista.
Nesse sentido, Valadares explicou que atualmente, temos uma ultra centralização das empresas, são basicamente 6 empresas que dominam o mundo hoje, como o Google, Apple, Meta, que se deu por conta do crescimento exponencial das plataformas da Web 2.0.
“Na minha visão, o capitalismo já se esgotou, ele ofereceu tudo o que tinha para oferecer, e nós já avançamos muito nesse sentido, penso no pós capitalismo”, afirmou.
Desse modo, o especialista afirmou que a Web 3.0 trouxe e está trazendo novos modelos para avançarmos no modelo pós capitalista sem depender do estado. “No meu ponto de vista, a Web 2.0 foi o último suspiro do capitalismo que se concentrou nas mãos do Mark Zuckerberg, Elon Musk e todos esses empreendedores que detém grandes monopólios”, afirmou.
“Hoje, por exemplo, se você quer ser um creator dentro do Facebook ou anunciar um produto na plataforma, o Facebook fica com 90% desse lucro
Então, para você conseguir ter uma receita a partir disso, você precisa ter um nível de escala muito exponencial e desproporcional”, pontuou Valadares.
Sendo assim, citou o Spotify como exemplo, em que o percentual dos artistas que conseguem faturar mais de US$ 250 por mês com a sua música é menor que 1%. “Isso aconteceu porque o Spotify acelerou e ofereceu uma solução, mas como consequência ele concentrou”, explicou.
“Web 3.0 soluciona problemas para diversas camadas socioeconômicas”, ressaltou Valadares.
Portanto, com a revolução imposta pela Web 3.0, pela primeira vez existe transparência para os mais abastados – grandes investidores e grandes empresas – mas também traz oportunidades para os menos abastados gerando uma explosão criativa de empreendedorismo, contou Valadares. “A Web 3.0 é um grande transformador social”, finalizou.
Digital Finance Brasil
O CEO e idealizador do Blockchain Festival, Francisco Carvalho, decidiu levar o evento para o Campus da USP, a única universidade da América Latina a figurar entre as 100 instituições com maior reputação acadêmica do mundo.
Com o evento “Digital Finance Brasil”, o Blockchain SP + SciBiz acontece entre os dias 20 e 23 de junho, em parceria com o SciBiz, no Campus da USP.
O evento é um hub de negócios, com palestras que variam de noções básicas a mergulhos setoriais profundos nas implicações globais dessa tecnologia emergente e painéis, promovendo inúmeros eventos dedicados à tecnologia, ciência, negócios, educação, inovação e ativos digitais onde grandes empresas, acadêmicos e autoridades se reunirão para vivenciar o futuro das transações financeiras – da revolução Blockchain ao Real Digital – e compartilhar conhecimento, criar soluções e gerar oportunidades de negócios.
.