Amazon (AMZO34) é processada nos EUA por manipular clientes

A Federal Trade Comission (FTC) processou a Amazon por supostamente enganar milhões de clientes para assinarem serviço sem consentimento

A agência norte-americana Federal Trade Comission (FTC) processou a Amazon (AMZO34) nos Estados Unidos por supostamente enganar milhões de clientes para assinarem o serviço Amazon Prime sem o seu consentimento, e dificultar tentativas de cancelamento da inscrição.

De acordo com o jornal Dow Jones Newswires, a FTC acusa a empresa de adotar interfaces manipulativas e coercivas, conhecidas como “dark patterns”, para confundir os usuários a se inscreverem em assinaturas que se renovam automaticamente, de acordo com comunicado publicado hoje.

Segundo a denúncia, o site da Amazon oferecia aos consumidores que compravam produtos no site várias oportunidades para assinarem ao Prime por US$ 14,99 por mês e, em algumas ocasiões, não deixava claro que um botão que completava a compra também fazia uma assinatura auto renovável no serviço.

A agência diz ainda que o processo de cancelamento do Prime não foi desenvolvido para permitir que os consumidores terminassem sua assinatura, mas sim para impedi-los.

Amazon nega acusações

A Amazon disse nesta quarta-feira (21) que são falsas as acusações da FTC . “Por design, tornamos claro e simples para os clientes se inscreverem ou cancelarem sua assinatura Prime”, disse um porta-voz da empresa, acrescentando que a Amazon considerou “preocupante que a FTC tenha anunciado o processo sem nos avisar, no meio de nossa discussões com membros da equipe da FTC para garantir que eles entendam os fatos, o contexto e as questões legais, e antes que pudéssemos ter um diálogo com os próprios comissários”.

“Estamos ansiosos para provar nosso caso no tribunal”, disse o porta-voz.

Amazon estuda oferta de telefonia móvel para plano Prime nos EUA

A Amazon tem conversas com operadoras de celular sobre a oferta de serviço de telefonia móvel nacional de baixo custo ou possivelmente gratuito para assinantes Prime nos EUA, de acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg.

A varejista está atualmente em negociações com a Verizon Communications, T-Mobile US e Dish Network, buscando obter os preços de atacado mais baixos possíveis. Essa iniciativa tem como objetivo viabilizar a oferta de planos de telefonia móvel aos membros Prime por apenas US$ 10 ao mês, ou até mesmo de forma gratuita. 

As negociações estão em andamento de seis a oito semanas e incluíram a AT&T em certas ocasiões, mas o plano pode levar vários meses para ser lançado e não ir em frente, disse uma pessoa.

“Estamos sempre explorando adicionar cada vez mais benefícios aos membros Prime, mas não temos planos de adicionar ‘wireless’ neste momento”, disse a porta-voz da Amazon, Maggie Sivon, em comunicado. Verizon e Dish não quiseram comentar.

Nos EUA, assinantes Prime da Amazon pagam US$ 139 por ano por privilégios como entrega rápida gratuita, streaming de vídeo e acesso a 100 milhões de músicas.

Analistas afirmam que a adesão ao serviço Prime estagnou no país desde que a Amazon aumentou o preço anual, que anteriormente era de US$ 119. Isso indica que a assinatura se tornou menos atraente para os consumidores, que estão lidando com uma taxa de inflação persistentemente alta.

Segundo a Consumer Intelligence Research Partners, cerca de 167 milhões de usuários da Amazon eram assinantes Prime em março, mantendo o mesmo número em relação ao ano anterior.

A Amazon compete com o Walmart, cuja assinatura do Walmart+ de US$ 98 por ano emerge como uma alternativa de custo mais baixo e com muitas das mesmas vantagens do Prime, como a entrega gratuita de supermercado em pedidos de pelo menos US$ 35. Em fevereiro, a Amazon elevou o limite de entrega gratuita para compras de supermercado de US$ 35 para US$ 150.