O que pode ser o maior pesadelo da Shein pode estar próximo de abrir negócios no Brasil. Trata-se da Temu, e-commerce do grupo chinês Pinduoduo que vale mais de US$ 100 bilhões na Nasdaq, já vende mais que a Shein nos EUA. O aplicativo de vendas de roupas a utensílios domésticos a preços ultrabaixos e que foi lançado em setembro do ano passado.
De acordo com fontes ouvidas pelo Neo Feed, conta com aproximadamente 900 milhões de usuários na China. Além disso, a Temu se tornou o aplicativo de e-commerce mais baixado dos Estados Unidos, à frente da Shein.
Estratégia da Temu
No Brasil, a Temu está seguindo um roteiro que é o playbook das companhias chinesas que têm planos de operar no País. No começo do ano, uma delegação chinesa veio visitar o Brasil.
Posteriormente, um grupo de empreendedores chineses se estabeleceu no país para iniciar a estruturação das operações. A Temu planeja iniciar as vendas no Brasil até o final do ano, adotando uma estratégia de comércio cross-border comum entre muitas empresas chinesas.
Uma abordagem para obter uma rápida visibilidade no mercado é estabelecer parcerias com influenciadores digitais, permitindo que promovam a marca e vendam produtos diretamente, recebendo comissões sobre as transações realizadas.
Essa estratégia tem sido implementada nos Estados Unidos, Canadá e México, países das Américas onde a Temu tem ganhado destaque nos últimos meses. De acordo com informações apuradas pelo Neo Feed, essa abordagem será replicada no mercado brasileiro.
O engajamento de influenciadores é uma maneira de atrair atenção para o aplicativo, que é o principal canal de vendas da Temu. Portanto, é crucial que a empresa esteja à frente da Shein nas lojas de aplicativos. A Temu não tem sido uma preocupação apenas no país norte-americano, mas também tem causado inquietação na Shein em outros lugares. A empresa de consultoria americana Marketplace Pulse conduziu um levantamento global sobre o número de downloads de aplicativos de comércio eletrônico em todo o mundo.