Roberto Campos Neto, presidente do BC (Banco Central),afirmou que o Real Digital, não visa competir com outras criptomoedas, mas sim de agregar a esse mercado. A moeda digital ainda está em fase de projeto piloto. As informações são do Estadão.
“Se tivéssemos criado a CBDC antes, poderíamos ter evitado problemas que tivemos em criptos. Quando tivermos esse ambiente, as pessoas poderão entrar em suas carteiras digitais — com CBDCs e criptos — e poderão transferir e comprar criptos com a moeda digital, e escolher qual desses instrumentos irá usar em seus contratos inteligentes”, afirmou em participação no Valor Capital’s Crypto Workshop, organizado pelo Valor Capital Group, na sexta-feira (2).
Ele também reiterou que a criação do Real Digital trará eficiência para o sistema bancário, o que resultará em uma redução nos custos de transação.
“Vários países têm seus próprios sistemas de pagamento e há uma dificuldade ainda em conectar esses sistemas de uma forma eficiente. Mas estou muito otimista nessa questão”, afirmou Campos Neto.