As notícias envolvendo a fraude da Hurb não param de surgir. Dessa vez o jornal “O Globo” teve acesso ao conteúdo de uma ação judicial da Latam que detalhava uma ação da empresa que deixa seus clientes na mão.
A Hurb vinha compartilhando com clientes o número do localizador de reservas de passagens aéreas que nunca chegaram a ser emitidas por falta de pagamento. Apenas com a Latam, o número de reservas que tiveram o localizador gerado, mas que expiraram por falta de pagamento, somava 10.665 em meados de maio. Além dessas reservas, o Hurb contava, ainda em meados de maio, com 3.654 passagens emitidas junto à Latam, mas cujo pagamento não foi realizado.
A Latam começou a ser acionada na Justiça por clientes que chegavam no aeroporto munidos do localizador e não conseguiam embarcar. Esses clientes costumavam descobrir no balcão de check-in que o bilhete nunca fora emitido pela agência de viagem.
Em nota, a Latam afirma que está honrando os bilhetes que foram efetivamente emitidos. Como o Hurb costuma emitir bilhetes próximo a data da viagem, grande parte desses bilhetes já foram honrados pela Latam.
“A Latam se solidariza com a situação dos clientes da HURB e informa que honrou e está honrando todas as viagens programadas com bilhetes emitidos pela agência de viagens. A companhia reforça que não cancelou nenhum deles”, disse a Latam em nota. A empresa confirma que entrou na Justiça para cobrar os R$ 13,6 milhões devidos pelo Hurb e diz ainda que não está mais realizando emissões de novas passagens para a agência digital.
Hurb: reclamações contra agência aumentam 700% no DF, diz Procon
Entre janeiro e maio de 2023 as reclamações contra a agência de viagens Hurb aumentaram 200% no Distrito Federal, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Procon-DF.
Para o G1, o presidente do Procon-DF, Marcelo Nascimento, afirma que estuda a suspensão das atividades da agência de viagens na capital federal. “A empresa realmente tem apresentado falha na prestação de serviço de toda natureza, em todos os segmentos da prestação de serviço de turismo”, aponta.
“Na marcação de passagens aéreas, de pacotes de viagens, na assistência ao consumidor antes, durante depois da viagem, na ausência de reembolso, com hotéis também. Então, o que a gente percebeu, é uma falha generalizada por parte da empresa ao não atender os consumidores”, diz Nascimento.
Na terça-feira (30), a Hurb, segundo o jornal “O Globo”, iniciou um plano de demissões de cerca de 400 pessoas — algo como 40% do seu quadro de colaboradores, de cerca de 1 mil pessoas. Os cortes acontecem um dia após a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), determinar o fim da venda de pacotes flexíveis — principal produto da empresa — por falta de comprovação da capacidade financeira.
A Senacon alegou que o plano de reestruturação entregue pela plataforma na última semana não demonstrou haver robustez financeira que garanta a realização das viagens futuras. Os dados apresentados pela empresa, não garantiriam sequer os pacotes já comercializados.
A inconsistência do plano de ação para atendimento dos consumidores que compraram pacotes e não estão conseguindo viajar nem receber o reembolso dos valores pagos ao Hurb, também foi um fator preponderante para a decisão do órgão, que é ligado ao Ministério da Justiça.