Light: Equatorial (EQTL3)avalia compra de ações da elétrica

Segundo a elétrica, o movimento faz parte de um processo natural de avaliação de oportunidades

A Equatorial (EQTL3) confirmou que está avaliando os ativos do grupo Light (LIGT3), aponta documento enviado ao mercado nesta sexta-feira (2). A elétrica afirma que o movimento faz é um processo natural na captação de oportunidades.

“Não houve e não há nenhuma negociação em curso, entendemos que não se faz necessária qualquer divulgação de informações ao mercado”, completa a Light.

Segundo o Estadão noticiou esta semana, a empresa contratou o Rothschild & Co para realizar um estudo dos ativos da Light.

Light (LIGT3): prazo para renovar concessão termina segunda

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, informou que a Light (LIGT3) tem até a próxima segunda-feira (5) para pedir a renovação antecipada da concessão para a Agência e para o Ministério de Minas e Energia (MME).

A concessão atual da Light, cuja holding está em recuperação judicial, vence em 2026 e, por lei, a empresa precisa sinalizar com antecedência de três anos se quer a renovação antecipada do contrato. Analistas acreditam que renovar desde já a concessão seria uma maneira de a empresa garantir uma previsão futura de receita e, assim, equilibrar melhor suas finanças.

Segundo Feitosa, a Light está em dia com as suas obrigações. “Não há previsão de intervenção, pois a empresa cumpre suas obrigações setoriais”, disse o diretor-geral da Aneel, durante participação, na manhã desta quinta-feira (1º), no Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, no Rio de Janeiro.

obrigações no setor de energia, como reequilíbrio de geração de caixa e redução de perdas. E que um eventual pedido para renovação antecipada do contrato de concessão precisará ser avaliado pelo governo.

“Uma vez feito esse pedido, é avaliado pelo poder concedente. E está se discutindo nesse momento as condições para a renovação da concessão. A questão de uma eventual renovação antecipada da concessão cabe ao Ministério de Minas e Energia. E os critérios são definidos pelo poder concedente, como sinalizar a melhor qualidade de serviço ao consumidor, o aperfeiçoamento no contrato com o uso de indexadores de inflação”, afirmou Feitosa.

O diretor-geral da Aneel disse que em 2022 a tarifa da Light foi equilibrada. Porém, ele disse que a diretoria está analisando o novo pedido feito pela Light.