FIIs de crédito com mais inserção no mercado terão maior recuperação

Alessandro Vedrossi, da Valora Investimentos, comentou o cenário de juros em relação aos FIIs de crédito

Promovido pela XP Investimentos, o XP Talks Fundos Listados ocorre na tarde desta quarta-feira (31), em São Paulo, com cobertura do BP Money. No painel de FII Crédito, Alessandro Vedrossi, Managing Partner e Co-Head de Real Estate, comentou durante sua participação sobre o cenário de juros em relação aos fundos imobiliários de crédito.  

“Mesmo no céu de brigadeiro, sempre tivemos o mesmo posicionamento, mas óbvio que com o cenário de juros elevado, acaba pressionando por definição o fluxo de caixa das companhias,  é natural que esse processo se intensifique”, destacou Vedrossi durante o evento. 

Nesse sentido, Vedrossi destacou que quando investimos ou financiamos no mercado imobiliário, por mais que isso esteja imerso no ambiente macroeconômico, os drivers microeconomicos fazem muita diferença no mercado imobiliário.

Para melhor compreensão, Vedrossi citou o exemplo do shopping Morumbi e Iguatemi frente ao Shopping D e West Plaza, no cenário pós pandemia. 

“Ou seja, os produtos que têm maior inserção de mercado são aqueles que apresentam maior recuperação”, finalizou.

Gustavo Ribas, sócio CEO e Co-CIO da Real Estate, também presente no painel, destacou que, não podemos nos basear unicamente em relatórios e tabelas, quando temos uma operação de crédito com laudo comporta premissas muito diferentes, gostamos de olhar as transações que aconteceram para entender a liquidez a fundo, e não superficialmente. 

“Nós da Real Estates tendemos a preferir São Paulo capital, quando olhamos os números, chama bastante atenção, em termos de relevância no mundo imobiliário”, disse.

Brunno Bagnariolli, da Mauá Capital, e Raphaela Oliveira, da XP, também participaram do painel. 

XP Talks

O CEO do Banco XP, João Berenguer, abriu o evento destacando que como a carteira de ativos não está crescendo em um ritmo esperado, é bem razoável esperar menos competição da classe de fundos listados. Berenguer ainda comentou sobre a previsão da taxa de juros.

“A taxa de juros vai cair, como e quando, nós não sabemos, eu particularmente acho que cai mais que o mercado vem antecipando”, destacou. 

Além de Berenger, a abertura do evento contou com a participação de Maria Fernanda Violatti, analista de Fundos Imobiliários e Listados da XP e Bruno Gargiolli, diretor do Investment Banking da XP.

O foco do debate é apontar caminhos para que o investidor entenda o atual cenário dos Fundos Listados e tome sempre a melhores decisões.

O evento conta com às presenças de especialistas da XP, Mauá Capital, Valora Investimentos, Navi, Trinus, Pátria, RBR Asset Management, Vinci Partners, CVM, Riza, Azquest e Kijani, com painéis sobre FIIs de Crédito, FIIs de Tijolos e FIIs Infra e Fiagros, além do futuro dos Fundos Listados. 

Na programação, nomes como Bruno Magnariolli, da Mauá Capital, Alessandro Vedrossi, da Valora, Pedro Carraz, Rafael Hazarian, Gustavo Pires, Beatriz Aguiar, Raphaela Oliveira e Maíra Maldonado, da XP, João Nascimento, da CVM e Marcelo Souza, do Pátria.