Tesouro Direto: prefixados e IPCA+ recuam nesta sexta-feira

Na quinta-feira (23), os títulos do Tesouro Direto subiram

Os títulos prefixados e IPCA+ negociados no Tesouro Direto recuam nesta sexta-feira (24). Na quinta-feira (23), os títulos subiram.

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 oferecia rentabilidade anual de 12,05%, com investimento mínimo de R$ 36,48. Na quinta-feira, a rentabilidade foi de 12,26%. O Tesouro Prefixado 2029 entrega retorno de 12,89%, abaixo dos 12,99% apresentados anteriormente. O Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, registra uma rentabilidade anual de 13,13%, ante 13,18% registrado anteriormente.

O Tesouro IPCA+ 2035 apresenta um desempenho negativo nesta sexta-feira. O título registra retorno de 6,19%, ante 6,27% reportado anteriormente. O título IPCA+ 2045 também registra um resultado negativo, gerando rentabilidade de 6,41%, ante 6,47% apresentado anteriormente.

O desempenho dos títulos brasileiros são influenciados pelo cenário macroeconômico no exterior. O cenário econômico segue turbulento em vários países da Europa, com o clima de aversão ao risco ainda mexendo com os mercados europeus após a crise de confiança com o setor bancário.

Nesta manhã, as ações do banco alemão Deutsche Bank chegaram a cair mais de 10%, após os swaps de inadimplência do banco, que protegem contra calotes, atingirem o nível mais alto em quatro anos.

No cenário local, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira, desacelerou para 0,69% em março, mas permanece acima do esperado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou o embarque para a China para o domingo (26) depois de ter sido diagnosticado na noite de quinta-feira (23) com pneumonia leve, segundo informou o Palácio do Planalto. O presidente viajaria para a China, em uma excursão de cinco dias, na manhã de sábado (25).

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. A ONU alertou nesta sexta-feira quanto à provável ocorrência de execuções sumárias de prisioneiros de guerra, que estariam sendo realizadas por forças ucranianas e russas no conflito na Ucrânia.