O Alibaba (BABA34) comunicou ao mercado os resultados do primeiro trimestre de 2023 (1T23), em que reportou lucro líquido de 23,5 milhões de yuans (ou US$ 2,4 milhões), em seu quarto trimestre fiscal.
Sendo assim, o Alibaba reverteu o prejuízo de 16,2 milhões de yuans do mesmo período em 2022. O lucro por ADR da companhia chinesa neste trimestre foi de 9 yuans (ou US$ 1,31), ante perda de 6,07 yuans um ano antes.
Nesse sentido, com ajustes, o ganho por ADR do Alibaba no período somou 10,71 yuans, (ou US$ 1,56), superando as expectativas do mercado de 9,44 yuans.
A receita, por sua vez, registrou um leve crescimento anual de 2% no primeiro trimestre, a 208,2 milhões de yuans (ou US$ 30,3 milhões). Um pouco abaixo do consenso do mercado 208,7 milhões de yuans.
Além disso, Alibaba informou nesta quinta (18) que sua diretoria aprovou proposta de lançar uma oferta pública inicial (IPO) de ações da Freshippo, sua cadeia varejista de mantimentos e produtos frescos. A companhia espera que todas as unidades, busquem financiamento externo e abram o capital.
A gigante varejista anunciou no início deste ano planos de reestruturação em seis unidades após uma repressão regulatória de dois anos ao setor de tecnologia da China.
Por fim, a receita da divisão de nuvem do Alibaba neste período foi de 18,6 bilhões de iuans. Ou seja, uma queda de 2% em relação ao ano anterior.
As ações listadas nos Estados Unidos da companhia de tecnologia chinesa recuavam 4,8%, para U$ 86,30.
Cisão da unidade de nuvem da Alibaba
Nesta quinta-feira (18), a companhia aprovou uma cisão total do Cloud Intelligence Group, através de uma distribuição de dividendos de ações aos acionistas. Em que visa concluir a listagem nos próximos 12 meses.
De acordo com o chefe de finanças, Toby Xu, o conselho do Alibaba aprovou o processo para iniciar o financiamento externo para o Alibaba International Digital Commerce Business Group.