Nesta segunda-feira (1º), comemora-se o Dia do Trabalhador e, por conta disso, é feriado internacional. No Brasil, o funcionamento de boa parte dos serviços financeiros e logísticos será afetada: bancos e Bolsa de Valores não vão abrir, bem como agências do INSS, Correios e Poupatempo, como informou o “Money Times”.
Veja o que abre e o que não abre no feriado
Bancos fechados
Neste sábado (29) e domingo (30), que antecedem o feriado, as áreas de autoatendimento dos bancos ficarão disponíveis aos clientes. Já no dia 1º de maio, as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público.
Como alternativa, os clientes poderão usar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.
“Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, informou o diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Walter Faria.
Contas com vencimento no dia 1º
As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, ou seja, terça-feira (2). “Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, afirmou Faria ao “Money Times”.
Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos em suas instituições poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
B3 não opera
A Bolsa de Valores não funciona na segunda-feira (1º). Em seu site, a B3 informa que, entre outros itens, não haverá negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, bem como no mercado de empréstimo de ativos; não haverá negociação no mercado de títulos públicos federais; nem haverá negociação e registro no mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3.
Poupatempo fechado
As unidades do Poupatempo estarão fechadas na segunda-feira (1). O agendamento para ser atendido para utilizar os serviços deve ser feito pelos canais digitais, como o portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda através do Assistente Virtual, chamado “P”, que atende no portal e WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.
Entre os 260 serviços online, estão disponíveis opções como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e atestado de antecedentes criminais.
INSS não funciona
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que as agências estarão fechadas na segunda-feira (1º). As atividades serão retomadas normalmente na próxima terça-feira (2).
Mesmo assim, os serviços online estarão disponíveis durante o feriado, por meio do portal Meu INSS (gov.br/meuinss/) e do aplicativo para celular.
A Central Telefônica 135 funcionará apenas com atendimento eletrônico.
Correios fechados
Os Correios informaram que não haverá atendimento nas agências na próxima segunda-feira (1º), em razão do feriado do Dia do Trabalhador,
No dia 29, o funcionamento ocorrerá normalmente nas unidades que realizam atendimento aos sábados. Neste dia, também serão realizadas atividades de entrega.
Informações sobre endereços e horários de funcionamento das agências estão disponíveis no site da estatal. O atendimento da Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível por meio dos seguintes canais:
Site dos Correios;
Atendimento automatizado, pelos telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100;
Chat.
Lotéricas dependem
As lotéricas têm autonomia para decidir se vão abrir durante o feriado ou não, segundo informou a Caixa Econômica Federal. Quem precisar de algum serviço de lotérica deve checar se a unidade mais próxima vai abrir ou não antes de ir presencialmente até a alguma unidade física.