O número de carros elétricos vendidos no Brasil subiu em 50% no primeiro trimestre de 2023, afirma a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Foram cerca de 14.800 mil veículos vendidos. O número confirma que houve o aquecimento do mercado de eletrificados leves no país no início deste ano.
Apenas em março foram emplacados 5,989 mil unidades de carro elétrico, alta de 55,5% em base de comparação anual.
Nesta categoria incluem-se os automóveis híbridos plug-in (BEV e PHEV), que podem ser recarregados por conector externo, e os não plug-in (HEV), somando veículos, comerciais leves, utilitários e SUVs.
De acordo com a ABVE, ao fim de março haviam mais de 141 mil carros elétricos em circulação no Brasil.
Weg (WEGE3) firma parceria com GWM para carregadores de carros elétricos
A fabricante brasileira de equipamentos elétricos Weg (WEGE3) e a montadora chinesa de carros elétricos GWM anunciaram nesta terça-feira (4) parceria exclusiva para instalação de uma rede de carregadores de veículos elétricos no Brasil.
A parceria prevê a criação em conjunto com a Weg “de uma ampla rede para recarga de veículos eletrificados em concessionárias, estacionamentos, shoppings e outros estabelecimentos comerciais”, afirmou a montadora em comunicado.
A GWM ainda acrescentou que “ao mesmo tempo, a Weg vai fornecer para a GWM carregadores de veículos eletrificados para venda ao consumidor e para a instalação nas concessionárias da montadora”.
Vale lembrar que em 2021, a montadora chinesa comprou a fábrica de carros de luxo da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) em 2021 e anunciou investimentos de cerca de 10 bilhões de reais no Brasil para os próximos anos. E ainda espera ter até 130 concessionárias no território brasileiro.
Como parte da parceria, a Weg vai fornecer carregadores rápidos de 30 kWque serão instalados nas concessionárias da GWM. O equipamento permitirá o carregamento de bateria do atual modelo Haval H6 PHEV da GWM em 1 hora e 10 minutos, afirmou a montadora.