O aplicativo do Nubank (NUBR33) apresentou instabilidade na tarde desta segunda-feira (3). De acordo com o relato de alguns correntistas nas redes sociais, o aplicativo para Android e iPhone (iOS) não abre, travando na tela de início e impossibilitando o acesso à conta e às suas funções. Dados do Downdetector, site que monitora o funcionamento de serviços digitais, apontam que a instabilidade começou por volta das 15h39 de hoje, atingindo um pico de 864 reclamações.
“Meu nubank não tá abrindo, vim ver por aqui e o app tá fora do ar pra geral”, escreveu um internauta no Twitter. “Obrigado por ser horrível Nubank”, criticou outro. “Acabei de passar um baita de um constrangimento no mercado simplesmente porque o app do nubank não quer abrir”, relatou mais um cliente na rede social.
O Nubank se manifestou e afirmou que verificou que parte da base de clientes está com dificuldades de acesso ao app. “Lamentamos o ocorrido e informamos que nosso time de engenharia está trabalhando para resolver essa questão da maneira mais rápida e eficiente possível.”
Nubank tem melhor experiência de “onboarding”, diz pesquisa
O Nubank tem o melhor processo de “onboarding” (cadastro digital de novos usuários) entre 23 bancos analisados pela plataforma de verificação de identidade, gestão de riscos e onboarding digital idwall. A lista foi calculada de acordo com desempenho em 13 dimensões atribuídas em três pilares do onboarding: experiência e eficácia; segurança percebida; e a vontade do usuário em permanecer.
O Nubank obteve nota 7,50, seguido por Bradesco (7,10), Will Bank (6,88), Modalmais (6,83), Bari (6,79), C6 (6,76), Pan (6,75), Superdigital (6,72), N26 (6,69), Inter (6,68), PagBank (6,67), Itaú (6,65), Next (6,56), Original (6,55), Neon (6,49), Sofisa (6,47), Paraná Banco (6,41), BTG (6,31), Bmg (6,30), Digio (6,14), Sicoob (6,10), Banco do Brasil (5,77) e Santander (5,58).
De acordo com a plataforma idwall, o onboarding mais demorado é o do BB, que leva 12 minutos e 43 segundos. O mais rápido é do PagBank, com 3 minutos e 25 segundos. Já o Bradesco requer a maior quantidade (23,5). O C6, por sua vez, exige menos campos para preencher (10,1).
O BB ficou em último lugar no critério “vontade de fazer parte dessa instituição”, com 40,0% dos participantes dizendo que o onboarding reduziu essa vontade e 47,5% se mostrando indiferentes. Já a comunicação do Santander durante o processo foi a pior, considerada nada ou pouco clara por 22,6% dos usuários.
Nos bancos digitais em geral, como o Nubank, 51,7% dos usuários disseram que a percepção geral em relação à instituição melhorou após o onboarding. Entre os bancos tradicionais, por sua vez, esse índice cai para 42,4%.