Um dos nomes quase certos para disputar a Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) teve uma conversa com o apresentador e também possível candidato ao executivo da capital paulista, José Luiz Datena, filmada e vazada nas redes sociais.
O encontro entre os dois aconteceu no último sábado (1º) na casa do deputado federal, na Zona Sul de São Paulo. Na ocasião, Datena propôs que Boulos o aceitasse como seu vice para a corrida eleitoral do ano que vem. O apresentador chegou a sugerir que o parlamentar “peitasse” o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para bancar a chapa.
“Se você falar para o Lula. ‘Lula, eu quero o Datena como vice e sinto muito’. Nós podemos sair porque nosso acordo… Política é como nuvem, cada hora está num lugar. A política mudou. ‘Se você quer ser meu aliado, pô, eu amo você, o Datena ama você, mas nós achamos que a gente pode se eleger em São Paulo'”, diz o apresentador.
Na conversa, o apresentador diz ao deputado federal que a política econômica adotada pelo governo de Lula (PT) pode afetar suas possibilidades na eleição municipal.
No trecho gravado da conversa, Boulos não tece comentários sobre as falas de Datena, que em momentos chegou a dizer não saber “se o Lula aguenta o mandato” e que “o PT é um partido corrupto”.
Em março, Datena se filiou ao PDT com vistas a disputar as eleições municipais de 2024. No ano passado, Boulos firmou um acordo com Lula para que o vice na sua chapa fosse do PT.
“Neste sábado, Datena, o craque Neto e eu nos encontramos com outros amigos corintianos, a meu convite, para um jantar no Campo Limpo. Uma conversa informal sobre futebol e política. Lamento profundamente que alguém tenha vazado uma conversa privada na tentativa de criar polêmica”, escreveu Boulos em seu Twitter.
Datena ainda não se pronunciou.
?? Em reunião, Datena pede para ser vice de Boulos e pede para que o pessolista “peite” Lula.
“Se o Lula naufragar na política econômica, ele vai te empurrar para baixo. Se você sair candidato pelo PSOL sem o PT, não tem esse risco”, disse o apresentador. pic.twitter.com/kHVe3JqzN3
— Eixo Político (@eixopolitico) April 3, 2023
Boulos lidera pesquisa
O primeiro levantamento da Paraná Pesquisas para a Prefeitura de São Paulo, feito em fevereiro, aponta Boulos com a preferência do eleitorado. O psolista lidera em todos os cenários simulados.
No primeiro cenário, Boulos aparece com 26,3%, à frente do apresentador José Luiz Datena (PSC), que tem 24,3%, o ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB) ficou com 8,5% e o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB) com 7,9%. Em seguida aparecem os deputados federais Ricardo Salles (PL), 4,8%, Tabata Amaral (PSB) 3,9% e Kim Kataguiri (União Brasil), 3,3% e o ex-deputado Vinicius Poit (Novo) 1,6%.
Em um segundo cenário, Boulos lidera com 32% seguido de Eduardo Bolsonaro (PL) com 19,1%, Garcia (8,9%), Nunes (8,6%), Tabata (5,1%), Kataguiri (3,5%) e Poit (2,1%). Neste caso, 5,7% . 5,7% não souberam responder e 15% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos nomes colocados.
No quadro seguinte, o psolista aparece com 32,9% da preferência, contra 11,1% de Ricardo Nunes, 10,3% de Rodrigo Garcia, 7,5% de Ricardo Salles, 5,2% de Tabata Amaral, 4,5% de Kim Kataguiri e 2,6% de Poit. Os que não souberam responder são 6,1% e os que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somam 19,8%.
No quarto e último cenário pesquisado, o deputado do PSOL tem seu melhor desempenho, com 36,7%, superando Nunes (15%), Salles (10,1%), Kataguiri (5,3%) e Poit (3,1%). Eleitores que não souberam ou não responderam são 6,7% e os que não votariam em nenhum, branco ou nulo somam 23,1%.
A pesquisa fez 1.012 entrevistas presenciais entre os dias 23 e 26 de fevereiro.