A Guararapes (GUAR3), dona da Riachuelo, apresentou lucro líquido de R$ 102 milhões no quarto trimestre de 2022. O número corresponde a uma queda de 66,4% em relação ao mesmo período de 2021, segundo o portal “Suno Notícias”.
O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia também recuou, indo para R$ 389 milhões, uma queda de 13,9%. O Ebitda ajustado de mercadorias, por sua vez, apresentou evolução de 24,9% no trimestre.
Já a receita líquida foi de R$ 2,6 bilhões, um aumento de 4% sobre os últimos três meses do ano anterior. Como resposta ao número, a empresa explica que o desempenho de vendas foi impactado por dois fatores atípicos.
“O registro de temperaturas mais baixas que o usual para o último trimestre do ano, e também a Copa do Mundo. O mês de dezembro foi o que apresentou o melhor desempenho no trimestre, especialmente após o final do mundial”, disse.
Queda no Ebtida da Guararupes (GUAR3)
Para o resultado de queda no Ebitda, a empresa explica que a redução reflete principalmente o menor Ebitda ajustado da Midway Financeira, divisão de serviços financeiros da companhia.
Segundo a Guararapes, a divisão teve de separar dinheiro para cobrir eventuais inadimplências em um cenário de maior pressão inflacionária e endividamento das famílias.
“A Midway Financeira é uma plataforma integrada de produtos e serviços financeiros conectada com o varejo, sendo parte fundamental do nosso ecossistema”, disse a companhia.
E completou: “Com a oferta de autonomia e facilidades ao usuário, a companhia passou a ter um relacionamento cada vez mais amplo com seus clientes, indo além da oferta do cartão e do empréstimo pessoal nas lojas ao oferecer produtos e serviços também nos canais digitais, com máxima integração com o varejo”.
Ao final do 4t22, o app Midway contava com 2,6 milhões de contas digitais abertas. “Destes, temos aproximadamente um milhão de clientes com acessos mensais para realizar atividades como transferência via pix, pagamento de boletos, renegociação de dívida e recargas de celular, sendo um importante canal de relacionamento, cross-selling e geração de receita”, informou a empresa.