Os mercados internacionais operam em alta nesta terça-feira (7), com investidores aguardando pelas falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em duas audiências no Congresso, que ocorre terça e quarta (8).
Powell irá comentar o Relatório de Política Monetária divulgado na última sexta-feira (3) e não tem motivos para atenuar a comunicação mais dura que tem aplicado nos últimos meses.
Investidores estarão atentos os comentários de Powell em busca de pistas sobre os próximos movimentos do banco central em relação ao aumento das taxas de juros, bem como sobre o estado da economia.
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, encerrou a segunda-feira (06) em alta de 1,03%, aos 104.938 pontos. O dólar caiu 0,58% aos R$ 5,17.
Os índices futuros dos EUA operam em alta, enquanto investidores esperam pelo testemunho do presidente do Fed.
Na agenda econômica, os dados de estoques de atacado de janeiro devem ser divulgados nesta terça, dando aos investidores uma visão da economia de consumo.
Economistas consultados pela Dow Jones esperam queda de 0,4%, ante alta de 0,1% na leitura anterior.
Dow Jones Futuro (EUA), +0,07%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,19%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,30%
Bolsas asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam sem direção única, com investidores repercutindo exportações e importações da China abaixo do previsto, obscurecendo as perspectivas para a economia à medida que ela começa a se recuperar gradualmente das restrições impostas pela Covid.
Shanghai SE (China), -1,11%
Nikkei (Japão), +0,25%
Hang Seng Index (Hong Kong), -0,33%
Kospi (Coreia do Sul), +0,03%
ASX 200 (Austrália), +0,49
Bolsas europeias
Os mercados europeus operam com alta, também à espera de comentários do presidente do Fed durante sabatina do Congresso americano.
Powell deverá falar sobre o empenho em reduzir a inflação sem prejudicar o restante da economia americana.
FTSE 100 (Reino Unido), +0,14%
DAX (Alemanha), +0,19%
CAC 40 (França), +0,13%
FTSE MIB (Itália), +0,15%
Notícias corporativas
Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) da Hectare CE (HCTR11), Versalhes RI (VSLH11) e Devant (DEVA11) publicaram um fato relevante nesta segunda-feira (6), reportando inadimplência no CRI (certificado de recebíveis imobiliários) Circuito de Compras. O anúncio fez as companhias liderarem as maiores baixas da sessão de hoje, com perdas de até 4,9%.
A BlackRock diminuiu sua participação no capital da BRF (BRFS3). De acordo com um comunicado emitido na última sexta-feira (03), a gestora norte-americana informou ter alienado posições no frigorífico, passando a deter aproximadamente 39,1 milhões de ações ordinárias, representando 3,6% do capital da empresa.