O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), iniciou a segunda-feira (30) com alta de 0,37%, aos 112.726,25 pontos, por volta das 10h15 (horário de Brasília), em semana marcada por decisões de política monetária tanto no Brasil quanto no exterior.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central brasileiro deve manter a taxa Selic em 13,75%, mas investidores querem entender como a instituição vê o cenário atual, com riscos vindos da frente fiscal, em que um novo quadro ainda não foi definido. A definição sai na quarta (1º), mesmo dia da decisão sobre juros do Fed dos EUA.
O dólar opera em leve queda de 0,07%, negociado a R$ 5,10, por volta das 10h16.
Os índices futuros dos EUA operam abriram com baixa nesta manhã de segunda-feira, com os investidores se concentrando na próxima reunião do Federal Reserve, que começa na terça (31). A reunião de dois dias terminará com o Fomc do banco central anunciando sua última decisão sobre taxa de juros.
Dow Jones Futuro (EUA), -0,58%
S&P 500 Futuro (EUA), -0,87%
Nasdaq Futuro (EUA), -1,24%
Bolsas asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam mistos nesta segunda-feira, com destaque para queda das ações do Adani Group, da Índia, depois que o conglomerado foi acusado de fraude e irregularidades pela Hindenburg Research.
Shanghai SE (China), +0,14%
Nikkei (Japão), +0,19%
Hang Seng Index (Hong Kong), -2,73%
Kospi (Coreia do Sul), -1,35%
Bolsas europeias
Os mercados europeus operam com baixa na sessão, com atenções voltadas para as decisões de política monetária que virão dos bancos centrais, com o Fed anunciando sua próxima decisão de juros na quarta-feira, seguido pelo Banco da Inglaterra e pelo Banco Central Europeu na quinta-feira.
O Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre da Alemanha caiu 0,2% na comparação com o terceiro trimestre em termos ajustados. O consenso Refinitiv previa estabilidade na comparação com trimestre imediatamente anterior.
FTSE 100 (Reino Unido), -0,15%
DAX (Alemanha), -0,70%
CAC 40 (França), -0,72%
FTSE MIB (Itália), -0,40%
Euro Stoxx50, -0,88%
Notícias corporativas
A XP Asset comprou uma participação minoritária da One7 por meio de um aporte de R$ 110 milhões. A empresa de serviços financeiros atua no mercado de crédito para pessoas jurídicas e atende principalmente companhias de pequeno e médio porte. As informações são do “Valor”.
A empresa de educação financeira “Me Poupe!”, de Nathalia Arcuri, demitiu quase metade dos seus funcionários na sexta-feira (27), de acordo com informações do “Estadão”. Com cerca de 140 colaboradores no fim de 2022, a mesma realizou o desligamento de 70 membros da equipe.