Fundador da XP Inc., Guilherme Benchimol deu uma “sacudida” nos assessores pedindo a XP (XPBR31) de anos atrás de volta. Por e-mail, ele iniciou falando que precisava “compartilhar um insight” com a categoria. Lembrou dos anos de sucesso nas empresas, com aumento de bases de clientes e AUC.
No entanto, salientou que o sucesso, por vezes, faz perder um pouco da humildade. De acordo com ele, “grandes líderes de transformaram em burocratas”, e que os times comerciais se transformaram em analistas políticos. Benchimol também destacou que o “caldeirão comercial” pré-pandemia se tornou cemitérios sombrios.
“Por vezes também vejo assessores conformados e deixando ‘abandonados’ seus clientes que tanto confiaram em nós”, apontou Benchimol.
O líder da companhia aponta fatores negativos que dificultam o humor do investidor, como crise, juros altos, guerra e inflação, mas destaca que reclamar nunca foi o melhor caminho ao longo dos 22 anos de Casa.
Benchimol questionou assessores mais antigos de um possível conformismo após anos de XP.
“Atualmente, a média de abertura de conta com investimento superior a R$ 300 mil é de 0.3 por assessor/mês. Confesso que acreditar que um assessor abre apenas 4 contas por ano é inacreditável”, apontou.
Benchimol faz pedido a assessores
Ao final do texto, Benchimol pediu aos assessores que voltassem a fazer o que fizeram no passado, e elencou alguns pontos:
– Líderes dos escritórios focados nas áreas comerciais, apenas quatro coisas importam em um escritório de AAIs, são elas: mais clientes, mais AUC, um ROA saudável e NPS alto;
– Intensidade comercial no dia a dia. Todos precisam contatar seus clientes, pelo menos, mensalmente e agendar reuniões com novos prospects. Ao menos uma nova reunião por dia, já que nossa média histórica é de três reuniões para uma nova conta, ou seja, 20 reuniões no mês trarão 6 clientes;
– Todos os assessores precisam de objetivos claros de captação, disciplina para executar seus planos e consistência para entender que os resultados não aparecem do dia para a noite;
– Sangue, suor e lágrimas. Nosso trabalho não é derivado de inspiração, mas de transpiração. Precisamos de equipes motivadas, com energia alta e que consigam se superar dia após dia.
Por fim, Benchimol deixa um questionamento para os assessores. “Todas as crises passam. A pergunta é como passaremos por ela”. Veja o e-mail enviado: