A Apple (AAPL34) divulgou nesta quinta-feira (02) seu balanço do primeiro trimestre fiscal de 2023. Durante o período, a companhia registrou lucro líquido de US$ 29,9 bilhões, queda de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A receita líquida da companhia norte-americana encolheu 5,4% na mesma base comparativa, para US$ 117,1 bilhão. Foi a primeira queda de receita da Apple em quase quatro anos, depois que as restrições causadas pela pandemia em suas fábricas na China reduziram as vendas do último iPhone durante as festas de fim de ano.
As vendas de computadores totalizaram US$ 7,74 bilhões, bem abaixo das estimativas de analistas de US$ 9,36 bilhões. As vendas de telefones no primeiro trimestre fiscal, por outro lado, subiram para US$ 65,78 bilhões.
Já a receita de serviços da Apple foi de US$ 20,77 bilhões no período, alta de 6,4% em relação ao ano anterior.
No comunicado sobre o balanço, a Apple atribuiu parte do resultado ao cenário macroeconômico ainda adverso. “Continuamos focados no longo prazo e lideramos com nossos valores em tudo o que fazemos”, escreveu o diretor-presidente da Apple, Tim Cook.
Apple (AAPL34) lucrou US$ 20,7 bi no 4º trimestre fiscal de 22
Em 27 de outubro de 2022, a Apple (AAPL34) anunciou seu balanço do quarto trimestre fiscal de 2022. A empresa registrou um lucro líquido de US$ 20,721 bilhões, alta de 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro trimestral por ação foi de US$ 1,29.
A receita anual foi de US$ 394,3 bilhões, avanço de 8% em comparação com a mesma etapa do ano anterior.
As vendas de computadores totalizaram US$ 11,5 bilhões. Já as vendas de telefones no quarto trimestre fiscal subiram para US$ 42,6 bilhões.
“Os resultados deste trimestre refletem o compromisso da Apple com nossos clientes, com a busca pela inovação e em deixar o mundo melhor do que o encontramos”, afirmou Tim Cook, CEO da Apple.
“À medida que nos aproximamos da temporada de festas com nossa programação mais poderosa de todos os tempos, estamos liderando nossos valores em todas as ações que tomamos e em todas as decisões que tomamos. Estamos profundamente comprometidos em proteger o meio ambiente, garantir a privacidade do usuário, fortalecer a acessibilidade e criar produtos e serviços que possam liberar todo o potencial criativo da humanidade”, completou o CEO da Apple.