Os mercados operam sem direção definida nesta quarta-feira (1º), na primeira sessão do mês, enquanto aguardam a decisão sobre juros do Fed. A maioria dos investidores projeta um aumento de 0,25 ponto percentual nas taxas de juros pelo Fed, mas esperam que o abrandamento da inflação faça com que o presidente do BC americano, Jerome Powell, sinalize uma pausa no aperto monetário em um futuro próximo.
O Ibovespa encerrou janeiro com alta acumulada de 3,37%. Esta terça-feira (31), último dia do mês, ajudou no viés positivo do principal índice da Bolsa brasileira, que encerrou com ganhos de 1,03%, aos 113.430 pontos. O dólar caiu 0,75%, a R$ 5,07. Em janeiro, a queda da moeda norte-americana foi de mais de 3%.
Os índices futuros dos EUA operam com baixa nesta manhã de quarta-feira, após alta da véspera, impulsionada pela redução nos custos trabalhistas e a desaceleração da inflação, o que foi visto como um sinal positivo pelos investidores enquanto se preparam para a decisão do Fed no dia.
Além da política monetária, investidores aguardam pela pesquisa ADP, com a criação de empregos no setor privado. O consenso Refinitiv aponta para a abertura de 170 mil vagas. A temporada de balanços também é destaque, com publicação do balanço da Meta, dona do Facebook.
Dow Jones Futuro (EUA), -0,44%
S&P 500 Futuro (EUA), -0,42%
Nasdaq Futuro (EUA), -0,36%
Bolsas asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam no azul, com investidores se preparando para o aumento de juros nos EUA, bem como alguns dados econômicos da região. O índice de gerentes de compras (PMI) da indústria Caixin para janeiro chegou a 49,2, um desempenho ligeiramente superior aos 49,0 de dezembro, mas ainda abaixo das expectativas da Reuters de 49,5.
Shanghai SE (China), +0,90%
Nikkei (Japão), +0,07%
Hang Seng Index (Hong Kong), +1,05%
Kospi (Coreia do Sul), +1,02%
Bolsas europeias
Os mercados europeus operam com alta, em sua maioria, na sessão de hoje, enquanto investidores repercutem dados econômicos da região e aguardam pela decisão sobre política monetária do Fed.
FTSE 100 (Reino Unido), +0,07%
DAX (Alemanha), +0,03%
CAC 40 (França), -0,56%
FTSE MIB (Itália), +0,49%
Euro Stoxx 50, +0,07%
Notícias corporativas
O Nubank (NUBR33) demitiu 40 pessoas e encerrou sua área de assessoria de investimentos. A informação é do jornal “Valor Econômico”. Em dezembro de 2022, a fintech já havia promovido algumas demissões, alegando ajustes pontuais.
A Vale (VALE3) divulgou seu relatório de produção nesta terça-feira (31). A mineradora produziu 307,79 milhões de toneladas de minério de ferro em 2022, 1,6% abaixo em relação ao ano anterior. O volume ficou abaixo da meta recentemente revista pela companhia para o ano, de 310 milhões de toneladas.