A CVC (CVCB3) desistiu de adquirir a plataforma on-line de viagens Öner Travel. O motivo da decisão não foi divulgado. A proposta de compra da empresa digital havia sido assinada pela companhia de turismo em 19 de setembro de 2022. Na época, a CVC informou que pretendia comprar as operações da startup no Brasil e em Portugal.
Com a compra da Öner Travel, a CVC procurava crescer no segmento de agentes autônomos de viagens, de acordo com as declarações do presidente do grupo, Leonel Andrade.
CVC (CVCB3) demite 100 funcionários; 4% do quadro de empregados
A CVC (CVCB3) anunciou, em 11 de janeiro, que demitiu 100 funcionários da empresa. O número corresponde a 4% do quadro total de colaboradores da companhia. A maior operadora de turismo do Brasil conta com 2,5 mil empregados.
Segundo informou a CVC, as demissões correspondem a um plano de “ajustes pontuais em sua estrutura”. Os cortes foram feitos, principalmente, em áreas como TI e suporte, com redução no número de funcionários terceirizados.
A CVC também informou que os desligamentos foram feitos devido a “integração de negócios com as aquisições de empresas”.
A companhia comunicou que alguns de seus departamentos tiveram o nome alterado e novos investimentos devem ser feitos “na estrutura de atendimento aos franqueados, com apoio aos lojistas, na área de operações, que passou de 16 para 32 posições”.
A CVC salientou ainda que registrou um crescimento de 45$ nas solicitações de orçamentos de pacotes de viagem para o feriado do Carnaval desse ano. “Esse número representa quase a totalidade (95%) da demanda registrada em 2019, antes da pandemia”, informou a CVC.
Prejuízo da CVC no 3T22
A CVC registrou prejuízo líquido de R$ 75 milhões entre julho e setembro de 2022. O valor corresponde a uma queda de 10,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
A receita líquida somou R$ 337,6 milhões no terceiro trimestre de 2022, avanço de 46,6% na comparação com o mesmo período de 2021.
As reservas confirmadas entre julho e setembro cresceram 34,7% em comparação com o mesmo trimestre de 2021. A CVC informou, na época, que “o aumento entre os períodos homólogos aconteceu pela retomada por viagens, principalmente para destinos internacionais, dado o aumento gradual da malha aérea, bem como de eventos e viagens corporativas”.