Ibovespa abre em queda com Petrobras (PETR4) no radar

Entrada de Jean Paul Prates no comando da petroleira deve mudar estratégia da estatal

O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), abriu em leve queda de 0,18% nesta sexta-feira (27), cotado a 113.977,56 pontos, por volta das 10h10 (horário de Brasília). Os investidores estão atentos aos primeiros passos de Jean Paul Prates na Petrobras (PETR4). No último pregão, na quinta-feira (26), o Ibovespa fechou em queda de 0,08%, a 114.177 pontos.

O dólar opera em leve queda de 0,05%, negociado a R$ 5,071, por volta das 10h20. 

Ainda no âmbito doméstico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza um encontro com governadores, no Palácio do Planalto, para debater a reposição em relação a arrecadação do ICMS.  

Na Petrobras, Prates deve alterar as estratégias da petroleira, que poderá se voltar mais a projetos de energia renovável e investimentos em refino, o que não agrada parte do mercado. Além disso, existe uma certa apreensão em relação a mudança de política de preços de combustíveis da companhia.

De acordo com a “Reuters”, Prates deve nomear candidatos para a diretoria nesta sexta-feira (27). 

No cenário internacional, o investidores acompanham os dados do índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos Estados Unidos, medida de inflação preferida do Federal Reserve (Banco Central dos EUA). 

Noticiário corporativo

Americanas 

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ordenou, em caráter de urgência, a busca e apreensão de todos os e-mails corporativos de executivos e membros do conselho de administração da Americanas (AMER3) dos últimos dez anos. As informações foram noticiadas, primeiramente, pelo “Jornal Nacional” da “Rede Globo”.

Petrobras 

A Petrobras (PETR4) concluiu a venda da totalidade de sua participação no campo de produção de Albacora Leste, localizado na Bacia de Campos, para a Petro Rio Jaguar Petróleo, subsidiária da Prio (ex-PetroRio).