Mundo

Plano de Brasil e Argentina é criar moeda virtual, diz jornal

Ministro da Economia da Argentina estaria ventilando a criação de uma moeda comum devido a desvalorização do peso

A possível criação de uma moeda única entre Brasil e Argentina, ventilada pelo ministro da Economia do país vizinho, Sergio Massa, seria, na verdade, uma moeda virtual. As informações são do jornal “Valor Econômico” e foram publicadas neste domingo (22).

Segundo informações do jornal, o Brasil não tem planos para iniciar conversas com a Argentina em relação a adoção de uma moeda única latino-americana, nos moldes do euro.

A moeda virtual, que deve ser discutida por Lula nos encontros feitos na Argentina durante essa semana, seria usada bilateralmente em transações financeiras e comerciais. Esse projeto, caso entrasse em vigor, seria expandido para outros países da região, começando pelo Mercosul.

Veja também: Brasil e Argentina devem anunciar estudos sobre moeda comum

Ao jornal “Financial Times”, o ministro da Economia da Argentina afirmou que os dois países decidiram “começar a estudar os parâmetros necessários para uma moeda comum, que inclui tudo, de questões fiscais ao tamanho da economia e o papel dos bancos centrais”.

De acordo com o jornal “Valor Econômico”, as autoridades brasileiras não consideram a criação de uma moeda conjunta (que não seja virtual) entre os países.

As recentes declarações de Massa sobre uma moeda comum seriam voltadas ao público interno da Argentina, com cunho político, diante da fraqueza da moeda argentina em um cenário de alta inflação em ano eleitoral.