Café com BPM: Mercados globais operam mistos, com Ásia em alta

Ásia fecha em alta, enquanto EUA vê bolsas caírem, após FED mostrar, em ata, que seguirá o compromisso de combate à inflação, sem cortar juros em 2023

Os mercados globais operam mistos nesta quinta-feira (5). A ata da última reunião do Federal Reserve (Banco Central dos EUA) mostrou que os juros não devem sofrer cortes neste ano. Apesar do mercado não ter se surpreendido negativamente, não houve empolgação por parte dos investidores. Nos EUA, os índices operam em queda, enquanto na Ásia as bolsas fecharam em alta.

No cenário doméstico, na última quarta-feira (4), o Ibovespa fechou em alta pela primeira vez em 2023, após discursos mais “amigáveis” do governo Lula em relação ao mercado financeiro. As novidades, entretanto, não devem ser tão relevantes nesta quinta (5). 

Na última quarta, Jean Paul Prates, que deve ser o próximo presidente da Petrobras, descartou a possibilidade de ingerência nos combustíveis, antecipando que os preços domésticos não serão desvinculados dos valores praticados no cenário estrangeiro. Com isso, o investidor fez uma leitura positiva da política no Brasil.

Os índices dos EUA operam em queda nesta quinta-feira, por volta das 7h. Confira: 

Dow Jones Futuro (EUA), -0,17%;
S&P 500 Futuro (EUA), -0,16%;
Nasdaq Futuro (EUA), -0,21%.

Bolsas asiáticas 

As bolsas asiáticas fecharam em alta. Veja abaixo a variação dos principais índices: 

Shanghai SE (China), +1,01%;
Nikkei (Japão), +0,45%;
Hang Seng Index (Hong Kong), +1,25%;
Kospi (Coreia do Sul), +0,38%.

Bolsas europeias

Os investidores estão mais otimistas do que o esperado com a Europa. Isso porque os dados que saíram recentemente mostram que a desaceleração econômica deve ser menor do que o esperado. Na França, por exemplo, a inflação foi de 5,9% em dezembro. O valor veio abaixo dos 6,2% registrados em novembro. Na Alemanha, os dados inflacionários também melhoraram frente ao mês anterior. Com isso, a esperança é de que o Banco Central Europeu possa aumentar os juros de forma mais branda.

Confira o desempenho dos principais índices europeus:

FTSE 100 (Reino Unido), +0,50%;
DAX (Alemanha), -0,18%;
CAC 40 (França), -0,21%;
FTSE MIB (Itália), -0,02%;
Stoxx50, -0,27%.

Notícias corporativas

Multiplan

As vendas totais da Multiplan totalizaram R$ 20 bilhões em 2022. O dado foi divulgado em uma prévia operacional da companhia, na noite da última quarta-feira (4). O valor representa um recorde para o período, além de demonstrar uma alta de 37% frente ao ano de 2021. Além disso, o número também é 22,8% maior do que o registrado em 2019, no período pré-pandemia.

Amazon 

A Amazon realizou a maior redução de pessoal em uma big tech até o momento, com a dispensa de 17 mil funcionários. O número representa 70% mais do que o previsto nos cortes. As informações são da agência “Dow Jones”. 

Em novembro de 2022, a Amazon informou que os cortes atingiriam aproximadamente 3% do seu quadro corporativo, sem atingir colaboradores de “chão de fábrica”. A companhia alegou, no ano passado, que os cortes são feitos para “enxugar custos”.