Política

Lula fecha lista de ministros com Tebet e Marina; veja nomes

O futuro governo terá 37 ministérios, secretarias e órgãos com status ministerial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (29), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, os nomes que completam a lista do alto escalão de governo, entre eles, o da senadora Simone Tebet (MDB-MS) para o Planejamento e o da deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) para o Meio Ambiente.

Após uma série de desencontros, a parlamentar e ex-candidata a presidência da República aceitou comandar o Ministério do Planejamento do próximo governo. 

A senadora, que ficou em terceiro lugar na disputa presidencial, entra na cota “pessoal” do presidente eleito, não na divisão do partido. Confirmada ministra do Planejamento, Tebet dividirá as principais decisões econômicas com a Fazenda, que será comandada por Fernando Haddad.

– Simone Tebet (Planejamento);
– Marina Silva (Meio Ambiente);
– Renan Filho (Transportes);
– Jáder Filho (Cidades);
– Carlos Lupi (Previdência);
– Carlos Fávaro (Agricultura);
– Alexandre Silveira (Minas e Energia);
– Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário);
– Daniela Souza (Turismo);
– Juscelino Filho (Comunicações);
– Ana Moser (Esporte);
– Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Pública);
– Waldez Goes (Integração e Desenvolvimento Regional);
– André de Paula (Pesca);
– Sônia Guajajara (Povos índigenas);
– Paulo Pimenta (Secom).

O futuro governo terá 37 ministérios, secretarias e órgãos com status ministerial, de acordo com a equipe de transição. Serão 14 pastas a mais do que os atuais 23 ministérios do governo Jair Bolsonaro (PL).

Lula também anunciou o senador Jacques Wagner como líder do governo no Senado, o deputado José Guimarães como líder do governo na Câmara, e Randolfe Rodrigues como líder do governo no Congresso. Sem citar nomes, o petista disse que o Banco do Brasil (BBAS3) e a Caixa serão comandados por duas mulheres.