Operadora das redes Burger King e Popeye’s no Brasil, a Zamp (ZAMP3) acelerou a abertura de restaurantes, alcançando uma marca simbólica da retomada pós-pandemia. Ainda em 2022, a companhia irá inaugurar sua loja de número 1 mil, segundo o “Pipeline”.
Quando os shoppings fecharam no início do período pandêmico no Brasil, em março de 2020, o Burger King foi uma das empresas mais prejudicadas por sua concentração nas praças de alimentação. Em comparação à Arcos Dorados, master franqueadora do McDonald’s na América Latina, a Zamp dependia muito mais dos shoppings que das lojas de rua.
Assim que a economia começou a reabrir, a companhia iniciou o plano mais concentrado na abertura de lojas de rua. Do início deste ano até setembro, o grupo abriu 13 lojas (entre Burger King e Popeye’s).
No quarto trimestre, esse ritmo aumentou, passando de 50 lojas. Com as inaugurações em curso nos próximos dias, devem passar de 70 novos restaurantes em 2022, atingindo a projeção que a Zamp indicou aos investidores.
“É um marco muito importante e isso parecia inatingível em 2011. E como não poderia deixar de ser, a loja 1 mil será em São Paulo, onde tudo começou”, disse o CEO da Zamp, Ariel Grunkraut, referindo-se ao ano de início da operação, segundo o “Valor”.
A companhia teve margem bruta de 64,1% no terceiro trimestre e o faturamento, nos 12 meses até setembro, foi de R$ 3,5 bilhões. Com os números, conseguirá, pela primeira vez, conciliar o ritmo de abertura de lojas sem precisar tomar dívida, o que é relevante num momento de custo de capital bem mais salgado.
Diferença entre Burger King e McDonald’s no Brasil
Em São Paulo, por exemplo, a diferença entre Burger King e McDonald’s em restaurantes de rua supera 100. Em capitais como Salvador e Fortaleza, o BK ainda tem pouquíssimas unidades, o que indica um espaço para avançar.
Além disso, o Brasil apresenta uma dinâmica diferente de outros países com características semelhantes. No mundo, as grandes redes de fast-food costumam representar entre 70% e 90% do mercado. No País, ocorre o oposto. No entanto, essa dinâmica vem mudando.
No ano, os papéis da dona do Burger King caíram 13%, com a Zamp avaliada em apenas R$ 1,4 bilhão.
Zamp (ZAMP3), antiga BK Brasil, aprova novo CEO para 2023
O conselho de administração da Zamp (ZAMP3), antiga BK Brasil, aprovou a eleição de Ariel Grunkraut como novo CEO da empresa. O comunicado foi divulgado na última sexta-feira (16). Grunkraut assume o posto no dia 3 de janeiro de 2023.
Iuri de Araújo Miranda, atual CEO, apresentou um pedido de renúncia na última sexta-feira (16). Outra mudança que aconteceu na empresa foi no setor de marketing. Grunkraut era vice-presidente de Marketing e passou o posto para Juliana Improta Cury Simon.