Política

Haddad diz que deve anunciar nomes da equipe nesta terça

Além disso, o ex-prefeito de São Paulo também fará uma reunião inaugural dos trabalhos com Paulo Guedes

Futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) afirmou que deve anunciar, nesta terça (13), dois ou três nomes de pessoas que integrarão sua equipe. De acordo com ele, as negociações seguem em andamento. 

“Quero compor uma equipe plural. Não quero uma escola de pensamento comandando a economia. Quero pluralidade de vozes no Ministério”, disse Haddad, segundo o “Estadão”. 

Além disso, o ex-prefeito de São Paulo também fará uma reunião inaugural dos trabalhos com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ele, será mapeado o trabalho de cada secretaria da Pasta e que ações estão em curso.

Ele reforça que não tem a intenção de descontinuar projetos considerados aderentes aos planos econômicos do presidente Lula. Após a reunião com Guedes, Haddad almoçará com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Haddad diz que novo arcabouço fiscal sairá em 2023

O petista afirmou, nos últimos dias, que uma nova âncora fiscal, que irá substituir o teto de gastos, sairá no ano que vem. A fala de Haddad foi feita na saída do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde foi confirmado como ministro da Fazenda de Lula (PT).

“Vai sair no ano que vem. Nós temos prazo para fazer o arcabouço fiscal”, afirmou. A PEC da Transição, que foi aprovada no Senado, prevê a criação de uma nova regra fiscal até 31 de agosto de 2023.

Haddad também foi questionado sobre a reforma tributária O futuro ministro disse que a proposta sairá também no ano que vem. 

“Pode ser junto, não tem problema, o importante é a gente ter uma agenda para 2023 forte, recuperar os acordos internacionais, que estão parados, com a União Europeia, a questão do arcabouço fiscal e a reforma tributária. São grandes movimentos nossos. Faremos outros também”, relatou Haddad.