O Ibovespa inicia a semana com queda de 0,21%, aos 107.291 pontos, nesta segunda-feira (12), acompanhando a cautela dos mercados internacionais, em semana de importantes decisões sobre política monetária em três dos bancos centrais mais importantes do mundo – o Fed dos EUA, o Banco Central Europeu e o Banco da Inglaterra. A projeção é de altas nos juros nos três casos.
No Brasil, a expectativa é que a PEC da Transição seja aprovada no Congresso; além disso, são esperados novos anúncios de ministros após a diplomação de Lula sendo que, na sexta, Fernando Haddad foi confirmado no Ministério da Fazenda. Já o dólar avança. Às 10h15 (horário de Brasília), a moeda norte-americana valorizava 0,38%, vendida a R$ 5,26.
Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta manhã, com os investidores aguardando a última reunião do Fed em 2022 nesta semana, bem como a leitura mais recente da inflação. Além da elevação dos juros, as projeções econômicas atualizadas do Fed e a coletiva de imprensa do presidente Jerome Powell podem dar sinais importantes sobre o rumo da política monetária do BC americano nos próximos meses.
Dow Jones Futuro (EUA), +0,21%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,28%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,26%
Bolsas Asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam em baixa, devido a preocupações com a elevação nos casos de Covid-19 na China após relaxamento de algumas restrições em função de protestos sem precedentes contra elas em novembro. A China pode eliminar os requisitos de quarentena para residentes de Hong Kong que viajam para o continente antes do Ano Novo Lunar no próximo mês, como parte da última série de medidas de reabertura, informou o South China Morning Post. A fronteira de Hong Kong e da China estava fechada desde fevereiro de 2020.
Shanghai SE (China), -0,87%
Nikkei (Japão), -0,21%
Hang Seng Index (Hong Kong), -2,20%
Kospi (Coreia do Sul), -0,67%
Bolsas Europeias
Os mercados europeus operam no campo negativo, em sua maioria, antes da reunião do Federal Reserve e do Banco Central Europeu nesta semana. O Banco da Inglaterra projeta que a economia já está em recessão que pode perdurar ao longo de 2023.
FTSE 100 (Reino Unido), -0,28%
DAX (Alemanha), -0,09%
CAC 40 (França), -0,28%
FTSE MIB (Itália), +0,01%
Euro Stoxx50, -0,33%
Notícias corporativas
Peça importante no núcleo-duro do PT durante a campanha eleitoral, Aloizio Mercadante se tornou um nome forte para ocupar a presidência da Petrobras (PETR4), segundo Lauro Jardim, do “O Globo”.
A coluna ainda salienta que o ex-ministro também é cotado no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), mas a possibilidade de “comandar a maior estatal da América Latina é mais forte”.
O Neon fechou a compra da fintech Leve Capital, que promove uma rede de soluções financeiras para RHs de empresas clientes. A aquisição reforça o plano da empresa de apostar no consignado privado.