Dono do BTG Pactual (BPAC11), André Esteves se encontrou com diversos banqueiros e casas de investimento nas últimas semanas para tentar reduzir ao máximo a resistência do mercado financeiro ao nome de Fernando Haddad (PT), que deve assumir o comando do ministério da Fazenda. As informações são da “Folha de S.Paulo”.
Esteves tem sido um dos empresários mais próximos de Lula (PT). Assessores do presidente eleito afirmam que ele sinalizou precisar de uma espécie de “waiver” do mercado (licença, no jargão financeiro) para Haddad. Seu desejo é anunciar o nome do petista sem que indicadores econômicos sofram queda acentuada.
Desde então, Esteves passou a se reunir, em privado, com executivos do setor. De acordo com a publicação, alguns desses afirmaram que o presidente eleito aposta em uma forte retomada da economia em seu início de mandato e que Haddad poderá surfar nessa onda.
Entretanto, muitos discordam dessa hipótese, e acreditam que haverá muitos focos de tensão na equipe econômica, caso Haddad seja nomeado –o que ocorreria após a diplomação, marcada para a próxima segunda-feira (12).
Dono do BTG procura principais clientes
O banqueiro também procurou seus principais clientes, dentre eles grandes investidores e parceiros, antes do almoço na sede da Febraban, no qual Haddad esteve presente representando Lula. Assessores do presidente eleito afirmam que a interlocução entre o ex-prefeito de São Paulo e Esteves tem sido direta.
O cenário apresentado aos banqueiros indica que está em curso um movimento de empoderamento de Haddad. Os motivos, na avaliação dos executivos, seriam mais políticos do que de governo.
Haddad afirma estar discutindo assuntos econômicos com Lula
O ex-prefeito de São Paulo confirmou nesta segunda-feira (05) que está discutindo assuntos econômicos com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Estou tratando disso com ele”, afirmou Haddad ao portal “G1”, em Brasília.
“Vou ser diplomado no dia 12 [de dezembro]. Depois que for presidente da República reconhecido, começo a escolher o meu ministério. Não precisa ninguém ficar angustiado, nervoso, criando expectativa porque eu, no fundo, já tenho 80% do ministério na cabeça”, relatou Lula.
Além de Fernando Haddad, nomes como Pérsio Arida e André Lara Resende têm sido especulados para assumir a Fazenda.