A presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou nesta segunda-feira (18) que não acredita que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncie nesta semana os nomes que ocuparão os ministérios. A parlamentar também disse que integrantes do mercado financeiro estão ansiosos para o anúncio de quem ocupará cargos na Esplanada, mas destacou que Lula não está com pressa.
“Acho que ele não está com tanta pressa. O pessoal do mercado é que está mais ansioso. Alguns estão mais ansiosos. Acho que ele está com a coisa bem resolvida na cabeça”, disse Gleisi a jornalistas na Câmara dos Deputados, após participar de uma reunião com correligionários.
Segundo apurou o jornal “Valor Econômico”, o presidente eleito vem recebendo sugestões para antecipar indicações, em meio a reações do mercado financeiro a falas de Lula, mas a escalação de futuros ministros deve ocorrer apenas em dezembro.
Ainda, questionada por jornalistas, Gleisi, que faz parte da equipe de transição do governo, sinalizou que nenhum nome deve ser formalizado nesta semana. “Não acho. O presidente Lula está vindo para cá (Brasília) só na quarta-feira, e aí é que vai começar a conversar, vai começar a pensar. Ele não adiantou nada. Acho que essa semana é muito difícil”, comentou.
Lula retirou lesão na laringe nesta semana
O presidente eleito foi internado no último domingo (20), no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para a retirada de uma lesão na garganta, segundo informou o hospital.
“O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem, no hospital Sirio libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia”, informou o hospital em nota.
O procedimento médico foi bem sucedido e Lula já recebeu alta. Os médicos responsáveis pelo procedimento foram Roberto Kalil Filho, Rui Imamura e Artur Katz.