Na contramão das empresas de tecnologia, que sofrem com toda instabilidade do cenário macroeconômico, a Locaweb (LWSA3) se diz preparada para conseguir crescer e ter rentabilidade ao mesmo tempo – dois objetivos que costumam andar em direções opostas.
Para conseguir isso, explica o diretor de R.I da Locaweb ao BP Money, Henrique Marquezi, o plano da empresa é utilizar o seu “ecossistema” de produtos e serviços.
“Nosso objetivo é crescer com rentabilidade. Em todos os materiais que eu falo com investidores aqui na companhia, eu levo algumas frases, e a frase principal é crescimento com rentabilidade. Este é o guia que a Locaweb usa para definir os planos orçamentários e é o que vamos usar para os próximos anos”, afirmou Marquezi.
Veja também: Viver Incorporadora (VIVR3) busca credibilidade e mira dividendos
De acordo com o diretor de R.I da empresa, o ecossistema diz respeito não só aos produtos e serviços oferecidos pela Locaweb, mas a “estar presente em toda jornada digital do cliente”.
“Imagina que eu estou tirando x reais para captar cliente para minha plataforma de ecommerce. Com o ecossistema, eu consigo te oferecer outras ferramentas que eu tenho. Então eu gasto para trazer você para o meu ecommerce, mas, ao mesmo tempo que você entra no meu ecossistema e já é um cliente meu, eu consigo te oferecer meio de pagamento, integração com marketplace, integração com redes sociais, integração com o google, integração com chatbot, emissor de notas fiscais, ou seja, eu cresço sem despejo de novos cacs [custo para aquisição de clientes]. Assim, eu aumento a rentabilidade, consequentemente”, explicou Marquezi.
Segundo o executivo, a ideia da Locaweb é utilizar o cross selling dentro do ecossistema, para conseguir oferecer o que o cliente precisa e abater o valor da aquisição desse novo cliente nas vendas de produtos e serviços.
As operações da Locaweb
A Locaweb nasceu no final de 1997, com a missão de ajudar as empresas a prosperarem através da tecnologia. Segundo o diretor de R.I da companhia, a palavra “prosperar” é considerada um guia na construção do portfólio que a empresa tem atualmente.
A ideia inicial da Locaweb era “ajudar o cliente a nascer”. Hoje, isso mudou para “ajudar o cliente em toda a jornada”. Ou seja, a empresa passou a oferecer mais do que a hospedagem de um site, dando opções do cliente ter um domínio, um e-mail, realizar vendas online ligado a diferentes marketplaces, receber pagamentos online, emitir nota fiscal online, se conectar com o google, entre outros serviços e produtos.
“Temos, hoje, além da hospedagem, que antes era 100% aqui do business, e hoje representa a menor parte do negócio, e-mail, criador de sites, email marketing, plataforma de e commerce, integração com marketplaces, meio de pagamentos, uma gama de soluções”, disse Marquezi.
“Nós temos um ecossistema de soluções digitais para digitalizar o cliente, para ele vender mais online, ser mais eficiente, tudo isso dentro de um único ecossistema”, reiterou o executivo da Locaweb.
É por isso, inclusive, que a Locaweb diz não que não possui concorrentes diretos. A empresa oferece um ecossistema de soluções digitais completo.
“Produto a produto, eu tenho concorrentes, mas quando olhamos um ecossistema completo de soluções integradas não tenho ninguém que se aproxima desse portfólio, que vai desde a plataforma de e commerce e hospedagem até integração com influenciador digital”, afirmou Marquezi.
Locaweb sofre com cenário macro?
Empresas de tecnologia do mundo inteiro estão sofrendo com a deterioração da economia. Para a Locaweb, entretanto, este não tem sido um grande problema, mesmo atendendo um grande número de clientes de pequeno e médio porte.
“Não sentimos, a gente passou por momentos parecidos em 2014/2015 e não sofremos impacto. Em 2018 e 2019 também tivemos problemas macro e passamos ilesos. 2021 e 2022 está mostrando isso também. Nós passamos ilesos por isso, porque somos a forma de muitos empreendedores sobreviverem, digamos assim. A gente ajuda os clientes oferecendo produtos pra que eles sejam capazes de continuar vendendo, aumentando as vendas e consequentemente sobrevivendo em período mais turbulento de economia”, explicou Marquezi.
Sobre a pandemia, Marquezi contou que a empresa conseguiu sair na frente porque sua preparação para cenários adversos vem desde o começo da empresa, em meados dos anos 2000.
“Desde 2000, quando começamos a pensar nas jornadas e etapas do cliente, deixamos a companhia preparada para que, no momento que as companhias corressem para se digitalizar, a gente estivesse preparado. Então esse foco no ecossistema que falei anteriormente me ajudou a estar preparado para atender esse boom da digitalização durante a pandemia”, disse Marquezi.
“A pandemia ajudou a companhia a digitalizar esses clientes e depois dessa digitalização a gente foi hábil de manter esse nível de digitalização dos clientes nos mesmos patamares. São cinco trimestres que eu tenho adição bruta de clientes estável”, complementou o diretor de R.I da Locaweb ao BP Money.
O terceiro trimestre de 2022 da Locaweb
De acordo com Marquezi, a empresa teve um resultado dentro do que era esperado internamente. “Entregamos tudo que a gente planejou dentro da companhia, olhando estratégia de crescimento com rentabilidade”, afirmou o executivo.
Marquezi reiterou que o primeiro grande destaque do terceiro trimestre da companhia é que o resultado veio totalmente alinhado com o plano orçamentário, traçado ao final de 2021. “É importante porque mostra que seguimos o que é planejado”, disse o diretor de R.I.
A Locaweb reportou os resultados do terceiro trimestre de 2022 na semana passada. O lucro líquido ajustado da empresa cresceu 30,8%, na comparação anual, atingindo R$ 33,4 milhões.
Fora da base ajustada, a Locaweb registrou prejuízo de R$ 6,4 milhões, ampliando as perdas de R$ 3,7 milhões do mesmo período do ano anterior.
“Os outros destaques da companhia é que fomos capazes de manter o ritmo de adição de novos lojistas. Além disso, a base de assinantes pagantes segue crescendo em um ritmo muito bom”, disse Marquezi.
“A operação orgânica de ecommerce segue com forte crescimento, neste trimestre, com alta de 60%. Seguimos capturando sinergias dentro do grupo. Empresas que adquirimos seguem com um ótimo ritmo de crescimento. Dito tudo isso, no segmento de ecommerce, que cresceu 87% nesse 3T22 na comparação anual, já representa 65% da receita do grupo”, acrescentou o diretor de R.I da Locaweb.