Pix internacional pode ser realidade em 2024

Pix internacional traz possibilidade de transferência para mais de 60 países

Pix internacional pode ser realidade em 2024
Pix internacional pode ser realidade em 2024 / Agência Brasil

O Pix, sistema desenvolvido pelo Banco Central brasileiro, poderá ser internacionalizado entre 2024 e 2025. Com sede na Suíça, o Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) já está realizando alguns testes, unindo a forma de pagamento em uma plataforma transfronteiriça.

Este tipo de transação traz a possibilidade de transferência para mais de 60 países, permitindo gastos no exterior sem o cartão de crédito, pagamentos de hospedagens por meio do pix e transferências para diversos países. 

De acordo com Jean Marc Sasson, Head da área de Regulação e Novas tecnologias do Lima Feigelson Advogados, as vantagens do Pix são diversas, como a redução de custos, agilidade nas transações, integração de dados, segurança nas operações e redução do uso de cédulas. 

“A estrutura se baseará em um software chamado Nexus Gateway, que servirá de conector central para o acoplamento de todos os sistemas de pagamentos instantâneos mundial e trocar informações entre si. Há um esforço global de incrementar e tornar mais eficientes os pagamentos transfronteiriços, geralmente custosos, que sofrem com questões de rastreabilidade, sobretudo relacionadas à lavagem de dinheiro”, afirmou Sasson sobre o Pix internacional.

Pix lidera pagamentos no Mercado Pago e supera boletos

O Pix é a principal forma de pagamentos à vista no Mercado Pago, de acordo com dados divulgados pelo Mercado Livre (MELI34) nesta quarta-feira (16). Segundo o site  “Infomoney”, o sistema de pagamentos desenvolvido pelo BC representa 80% dos pagamentos realizados “à vista” na empresa.

Já os pagamentos com boleto representam 20%, portanto, 4 em cada 5 pagamentos à vista são feitos via Pix. De acordo com o portal, os dados foram divulgados para comemorar os dois anos do lançamento do sistema.

De acordo com a matéria do “Infomoney”, o Mercado Livre informou que cerca de 75% dos usuários do Pix concluem o pedido contra 50% do boleto (isso significa que metade das compras feitas via boleto não são concluídas, por diversos motivos).