Após integração com a Zenvia, a Movidesk fez, nesta quinta-feira (10), uma demissão em massa em quase todas as equipes da empresa. Cerca de 118 pessoas foram afetadas, o que representa cerca de 9% dos funcionários totais. Conforme apurou o BP Money, os cortes foram feitos por vídeo-chamada e já eram esperados por boa parte dos times da Movidesk.
Uma fonte entrevistada pelo BP Money, afetada pelos desligamentos, acredita que os funcionários já esperavam a onda de demissões. “A empresa foi adquirida e imaginávamos que para as áreas de apoio, como Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Financeiro e Controladoria, não teria espaço para todos”, comentou. Ainda assim, se disse surpresa por observar desligamentos em “quase todas as áreas” da Movidesk.
Uma ex-funcionária da companhia compartilhou nas redes sociais um relato parecido. Segundo ela, após iniciar a integração com a Zenvia, uma plataforma de experiência do cliente, a Movidesk precisou desligar boa parte do seu quadro “porque não havia lugar para todos”. Também segundo a postagem, os funcionários já esperavam pelo corte.
Segundo a fonte ouvida, o corte foi feito, individualmente, através de chamada de vídeo. Estavam presentes a gestão da equipe da ex-funcionária e a direção de RH da Zenvia, que conduziu o desligamento.
Ainda, até onde sabe, nenhuma área foi extinta. Sobre o número de funcionários desligados, também é incerto. “Escutei falar que 9% do quadro foi cortado, mas não sei se essa porcentagem se refere ao time da Movidesk ou da Zenvia como um todo”, informou a fonte.
“Entendemos que o mercado de trabalho é assim, mas faltou transparência e cuidado com as pessoas. Inicialmente, quando foi efetuada a compra da empresa em maio, falava-se de integrar as equipes com calma, que teríamos espaço… Agora, em novembro, isso acontece em pouquíssimos dias”, disse a fonte.
Até a publicação desta reportagem, 16 pessoas confirmaram terem sido afetadas pela demissão em massa. O BP Money entrou em contato com as assessorias de Zenvia e Movidesk.
A Zenvia enviou, por nota, um posicionamento assinado por Cassio Bobsin, CEO da companhia, confirmando os cortes. Nele, o presidente agradece aos colaboradores desligados.
“Para quem está saindo, agradeço imensamente por terem feito parte da Zenvia. Sinto muito por termos chegado a esse ponto e desejo que cada um de vocês consiga encontrar um novo espaço para contribuir com seu talento, que leve a caminhos de realização e sucesso”, disse, em nota.
“Para quem fica, agradeço pela confiança em seguirmos nessa jornada, e que possamos nos inspirar pelo futuro que todos queremos construir”, completou o CEO da Zenvia.