A Lamborghini pode ser a próxima marca da Volkswagen a fazer uma oferta pública inicial de ações, ou IPO, na sigla em inglês, segundo informações da “Bloomberg”.
De acordo com Stephan Winkelmann, CEO da unidade, a Lamborghini vem desenvolvendo uma estratégia de como se apresentar aos investidores desde muito antes da Volkswagen pedir que cada uma de suas marcas apresentasse propostas de IPO.
“Estamos trabalhando nisso com outras agências para criar clareza. Como marca, fazemos isso há muito tempo, para mostrar o valor que temos”, disse Winkelmann.
A Porsche, também da Volkswagen, fez seu IPO em setembro deste ano. A fabricante de carros esportivos de luxo entrou na bolsa de Frankfurt valendo 75 bilhões de euros. A Volks, controladora da empresa, colocou 12,5% de ações não votantes da companhia à venda.
Segundo a “Bloomberg”, o CEO da Volks, Oliver Blume, vê IPOs como uma forma de liberar mais valor das marcas do grupo que também incluem Audi e Bentley.
Para Winkelmann, o exercício de IPO é “exatamente o que você faz para mostrar ao público o quão sólido você é e o que está em andamento para o futuro”, disse. Segundo ele, a Lamborghini tem uma história e uma estratégia claras para isso.
O recente aumento nos lucros da Lamborghini, incluindo uma margem operacional de 31,9% no primeiro semestre deste ano, a torna um caso sólido para uma abertura de capital, disse Michael Dean, analista da Bloomberg Intelligence.
“Um IPO é algo que pode acontecer nos próximos 18 meses, dependendo das condições do mercado”, disse Dean à reportagem da “Bloomberg”.
“Uma avaliação de 15 bilhões de euros é totalmente justificável e pode ser ainda maior, dadas as métricas de margens”, apontou.
As entregas da Lamborghini aumentaram 8%, para 7.430 veículos, nos primeiros nove meses do ano. Ainda, o lucro operacional subiu 69% para 570 milhões de euros (US$ 567 milhões).