Mundo

PIB da China acelera e cresce 3,9% no 3° trimestre

Analistas projetavam uma expansão de 3,5% do PIB da China

O PIB (Produto Interno Bruto) da China cresceu 3,9% no terceiro trimestre deste ano ante igual período de 2021, segundo informou o Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS, na sigla em inglês), nesta segunda-feira (24). O resultado representa uma aceleração após o avanço anual de 0,4% registrado nos três meses anteriores. 

Segundo analistas consultados pelo The Wall Street Journal, o número superou a previsão. Eles projetavam uma expansão de 3,5% do PIB da China. 

O PIB chinês avançou no terceiro trimestre ante o segundo, após ter encolhido 2,6% entre abril e junho, ainda de acordo com a NBS. No acumulado do ano, até o mês de setembro, o avanço foi de 3%, aquém da meta de cerca de 5,5% estabelecida pelo governo para o ano inteiro.

O resultado sairia na última terça-feira (18), mas foi adiado pelo órgão, que não detalhou os motivos do adiamento. Analistas apontaram como motivo a realização do 20° Congresso do Partido Comunista, que abriu caminho para um terceiro mandato do presidente chinês, Xi Jinping, em inédita consolidação de poder, segundo o Infomoney. 

China: CPI acelera e tem alta anual de 2,8% em setembro

O CPI (índice de preços ao consumidor) da China subiu 2,8% em setembro ante igual mês de 2021, segundo divulgou o NBS (Departamento Nacional de Estatística) nesta sexta-feira (14). O resultado representa uma aceleração após a alta de 2,5% em agosto. 

O CPI da China de setembro veio em linha com a previsão do consenso Refinitiv. Ante agosto, o CPI chinês avançou 0,3% no mês passado, pouco abaixo dos 0,4% previstos. Já o PPI (índice de preços ao produtor) do país subiu 0,9% na comparação anual de setembro. O dado ficou abaixo da projeção do mercado, que era de elevação de 1,0%. No confronto mensal, o PPI recuou 0,1% em setembro.