O Nubank (NUBR33) lançou nesta quinta-feira (13) a função “Modo Rua”. Em fase de testes, a ferramenta permite que o cliente determine no aplicativo do banco um valor total máximo para transação via Pix, TED ou boleto, quando estiver fora de casa.
Assim como acionar o “modo avião” no celular, o cliente poderá ativar o “Modo Rua” no app do Nubank, podendo definir, apenas uma vez, uma rede de Wi-Fi segura e um valor máximo de transação quando não estiver conectado a esta rede. Sempre que o cliente se desconectar do Wi-Fi seguro, o “Modo Rua” volta a ser ativado, sem precisar que a configuração seja repetida.
Caso o limite estabelecido pelo cliente seja ultrapassado em uma transação no app, será necessário fazer uma autenticação por reconhecimento facial, como prova de vida. Para modificar os limites, será necessário retornar à configuração inicial e refazer o procedimento com reconhecimento facial.
O “Modo Rua” se soma a outras ferramentas do Nubank que visam proporcionar mais segurança aos clientes. Entre elas estão o aviso de golpe – quando o aplicativo avisa ao cliente sobre uma eventual transação aparentar ser golpe -, autenticação multifatorial, modelos de inteligência artificial, e análise preditiva de riscos.
“O Modo Rua é um recurso inovador, intuitivo e simples, e mais uma camada de proteção no sistema muito robusto que já temos”, afirmou, em nota, Cristina Junqueira, cofundadora e CEO do Nubank no Brasil.
Ainda, recentemente, o Nubank lançou a ferramenta SOS Nu, uma central que aborda conteúdo educativo sobre fraudes envolvendo perda de senha, boleto falso, clonagem de cartão, golpe via Pix ou WhatsApp, roubo de celular, entre outros.
Segundo o banco digital, os testes do “Modo Rua” com uma base dos clientes Nubank estão previstos para começar nos próximos dias e servirão de base para o lançamento mais amplo no futuro.