A Captalys Companhia de Crédito, S.A. (“Captalys”) comunicou ao mercado, na sexta-feira (30) que o fundo de crédito high yield Captalys Orion FIC FIM CP (“Orion”) teve solicitações de resgates de aproximadamente 75% do patrimônio líquido do fundo.
Em nota, o fundo afirmou que para reagir a esses movimentos especulativos, Margot Greenman passa a se dedicar exclusivamente a apoiar a gestão do fundo Orion com o objetivo de retornar integralmente o capital dos seus investidores, conforme o cronograma definido em seu regulamento.
Sendo assim, a casa Captalys suspendeu novas aplicações em seu principal fundo o Orion, desde sexta-feira, 30 de setembro. O mesmo investe em cerca de 20 FIDCs da própria Captalys, e começou a reportar a sua primeira cota negativa pela primeira vez em 11 anos, mas no ano o retorno ainda é positivo, cerca de 3,6%.
A queda acumulada até 26 de setembro era de cerca de 4,6%, acompanhadas de rumores que atrelam as perdas a problemas de marcação a mercado e provisionamento em pelo menos dois FIDCs e que, segundo o “Brazil Journa”l, já era de conhecimento da Captalys há pelo menos um ano e meio.
Captalys teve onda de demissões
Em setembro, fontes afirmaram ao blog “Radar Econômico” que 150 funcionários foram dispensados nos últimos dias. De acordo com o blog, grupos de WhatsApp de investidores especulam que o motivo da queda seria a desistência da abertura de capital por parte da empresa em março deste ano.
“Foi o maior problema. Funcionários colocaram dinheiro lá dentro, dinheiro da vida de alguns, esperando que fosse sair o IPO”, afirmou um investidor que prefere não se identificar.
“A Captalys não fez esses desligamentos citados e não emitiu debênture cujo pagamento deixou de ser feito”, afirmou a Captalys em comunicado para o “Radar Econômico”.
A gestora foi fundada em 2010 e intermedeia operações de crédito para empresas brasileiras de médio porte. Ela usa um software para originar, precificar operações de empréstimos, além de infraestrutura para cobrança e gestão dos créditos, que são empacotados e vendidos no mercado de capitais.
Em 2021, a Captalys chegou a pedir IPO (oferta inicial de ações), buscando expandir sua plataforma digital de infraestrutura de crédito organicamente e via aquisições. No entanto, o plano foi suspenso por conta da piora das condições do mercado.