O Datafolha e o Ipec divulgam neste sábado (01) as últimas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República antes do primeiro turno das eleições, que acontece no próximo domingo (02), em todo o Brasil.
Mas e em 2018, o que as pesquisas eleitorais apontavam na véspera das eleições? O Datafolha, divulgado em 6 de outubro daquele ano, mostrou Jair Bolsonaro, que na época disputava as eleições pelo PSL (Partido Social Liberal), com 40% dos votos válidos e Fernando Haddad, do PT (Partido dos Trabalhadores), com 25%. A margem de erro era de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na mesma data, o Ibope (atual Ipec) divulgou que Bolsonaro tinha 41%, enquanto Haddad aparecia com, também, 25%. A margem de erro era de dois pontos percentuais.
Os cenários se assemelharam ao resultado que as urnas registraram no dia 7 de outubro, o primeiro turno das eleições em 2018. Bolsonaro teve 46,03% dos votos. Haddad apareceu com 29,28%. Com isso, ambos foram para o segundo turno.
A pesquisa de boca de urna, que foi realizada no dia da votação, chegou ainda mais próximo do resultado real. O Ibope mostrou que Bolsonaro tinha 45% e Haddad 28%. Na ocasião, o Datafolha não fez essa mesma sondagem.
As pesquisas deste sábado, do Datafolha e do Ipec, devem apontar o desempenho dos candidatos à Presidência no último debate antes das eleições, realizado pela TV Globo na quinta-feira (29).
A pesquisa Datafolha, contratada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo, terá divulgação a partir das 17h30 (horário de Brasília) e ouvirá 12.800 entrevistados em pontos de fluxo até este sábado.
O Ipec, instituto criado no ano passado por executivos do Ibope Inteligência, divulgará os resultados de seu último levantamento para as eleições a partir das 18h, também de Brasília. A pesquisa irá ouvir 3.800 entrevistados de forma presencial até este sábado.