Política

Meirelles: Bolsonaro não reconhecer resultado eleitoral não altera economia

Meirelles declarou apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada

O ex-ministro e ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles afirmou, durante um evento em São Paulo, que o impacto econômico de Jair Bolsonaro (PL) não reconhecer o resultado das eleições, caso não vença, deve ser praticamente nulo. As informações são do jornal “Folha de S. Paulo” e foram publicadas nesta quinta-feira (29).

Vale lembrar que Meirelles declarou apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada. O ex-presidente do Banco Central citou o ocorrido nos Estados Unidos envolvendo Donald Trump e Joe Biden. Segundo Meirelles, o não reconhecimento da vitória de Biden por Trump demonstra que os efeitos de atitudes desse tipo não costumam repercutir em termos econômicos.

“Aconteceu nos Estados Unidos, inédito lá também, o Donald Trump não reconheceu a vitória do Biden. Tudo bem, direito dele, não reconhece. Reclamar e não reconhecer, tá bom, tudo bem, sem problemas, o Trump também não reconheceu”, disse Meirelles.

Por outro lado, Meirelles destacou que a reação de Bolsonaro pode, sim, ter efeito econômico, caso gere uma movimentação grande nas ruas.

“Se houver conflito, pode prejudicar um pouco. Depende da capacidade de mobilização real. Se tiver guerra civil na rua é outra coisa”, afirma.

O ex-ministro afirmou que não enxerga possibilidade de expansão da dívida pública para aumentar a capacidade de investimento em 2023, tema que tem sido abordado por aliados de Lula.

“O Risco Brasil está elevado, e se a dívida começa a subir muito, sobe a taxa de juros, sobe o risco, é um problema. Acho que a solução é o contrário, cortar despesas desnecessárias e abrir espaço para investir e trazer capital privado para investir através de licitações”, afirmou Meirelles.