A gestora de investimentos Indie Capital informou que o FIC FIA, teve alta superior a Ibovespa e IBX no mês de agosto. O fundo subiu 10,47%, contra 6,16% do principal índice da bolsa de valores brasileira e 6,15% do Índice Brasil.
De acordo com a Indie Capital, ao longo do mês foram feitas alterações “pontuais em nossa carteira à medida que a volatilidade do mercado permitiu aproveitar melhores retornos”.
“Nossa carteira se mantém bem diversificada e com expectativa de retorno em função de valuations muito abaixo da média histórica”, destacou.
Segundo a gestora, um dos fatores que mais influenciaram o mês foi o aumento dos juros nos EUA para conter a inflação, que continua aumentando a volatilidade dos preços e a aversão ao risco.
No cenário nacional, os indicadores foram melhores do que o esperado, trazendo alívio na curva de juros. Entre os destaques positivos estão “consumo” e “serviços financeiros”, enquanto que os negativos ficaram por conta de “materiais” e “shoppings”.
Entretanto, o fundo acumula queda de 11,71% no ano, mas um retorno positivo de 185,2% desde à sua criação.
“Historicamente, após períodos de forte queda, o Indie FIC FIA recuperou sua rentabilidade. Foi assim em 2016, quando o Brasil passava por uma crise política; em 2017, após o Joesley Day; em 2018, com a crise dos caminhoneiros; e em 2020, com a pandemia”, afirmou a gestora.
Após os períodos citados acima, o fundo da Indie Capital apresentou retornos significativos em janelas de 12 e 24 meses. “Em outras palavras, o investidor, cujo horizonte de investimento esteve alinhado ao nosso, não apenas presenciou a recuperação do fundo, como também foi recompensado com a entrega de retornos relevantes nos períodos subsequentes a tais drawdowns”.