O BTG Pactual (BPAC11) rebaixou a recomendação de Natura&Co (NTCO3) de “compra” para “neutro”. Além disso, o banco cortou o preço-alvo das ações para R$ 18 no fim de 2022.
Segundo os analistas do BTG, a empresa de cosméticos tem apresentado balanços abaixo do esperado na maioria de suas unidades de negócios. Em relatório, eles ainda afirmam que a companhia enfrenta dificuldades para reativar as vendas da Avon e da The Body Shop.
Após anunciar Fabio Barbosa como novo CEO (líder executivo), a Natura mencionou sua intenção de fazer a transição para uma estrutura de holding mais simples. Para os analistas Luiz Guanais, Gabriel Disselli, Victor Rogatis e Luiz Temporini a mudança pode ser positiva, porém precipitada.
“Apreciamos os esforços para simplificar sua estrutura em meio a um cenário adverso e reconhecemos que o potencial desinvestimento de ativos pode ser um importante gatilho para desbloquear valor. Mas esta ainda é uma opção binária, com incerteza sobre o momento e a avaliação de tais movimentos”, disseram.
No relatório emitido pelo BTG, os analistas também revisaram as estimativas de receita líquida e Ebitda da empresa (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) em 14% e 21%, em média, para os próximos quatro anos.
Por volta das 16:05 (de Brasília), as ações da Natura caiam 9,93%, cotadas a R$ 15,05.
Natura (NTCO3) anuncia plano de reestruturação e troca na presidência
Nesta semana, a Natura&Co (NTCO3) informou que irá reestruturar sua estrutura corporativa e trocará o atual presidente-executivo Roberto Marques por Fábio Barbosa.
O novo líder da Natura, que atualmente é conselheiro na companhia e presidente do Comitê de Pessoas, também já atuou como presidente do Santander Brasil (BCSA34) e do Grupo Abril.
Em nota emitida à CVM (Comissão de Valores Imobiliários) nesta quarta-feira (15), a cosmética confirmou que a alteração em seu principal cargo está alinhada com os novos projetos de crescimento da companhia.
“Após um período de aquisições transformadoras, a complexa integração de seus negócios e processos, a criação de uma visão comum de sustentabilidade, é hora de evoluir”, disse a empresa em nota.
Além disso, a Natura também confirmou que tal reestruturação visa aumentar a responsabilidade de suas marcas únicas, como Avon, The Body Shop e Aesop.