Política

Bolsonaro fica à frente de Lula com 41% no 1º turno, diz Modalmais

Jair Bolsonaro, do PL, venceria em 2º turno contra o petista

O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, tem 41,2% das intenções de voto, contra 36,9% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em nova pesquisa da Modalmais/Futura, divulgada nesta quinta-feira (8). 

No cenário de intenção espontânea, em que a pesquisa perguntou em quem o entrevistado votaria, sem elencar opções, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 5,4% dos votos. Simone Tebet (MDB) vem em seguida, alcançando os 2,8%. Os brancos e nulos são 3,5% dos entrevistados. Já os indecisos e que não souberam responder foram 9%. 

A pesquisa foi realizada pela Futura para o Banco Modal S/A. A amostra foi do tipo não probabilística e contemplou 2.000 entrevistas, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%.

A vantagem de Bolsonaro sobre Lula se repete em cenários de intenção estimulada. Quando as opções de voto eram Bolsonaro, Lula, Ciro e Tebet, o atual presidente tem 41,9% dos votos contra 35,4% do petista.

Ciro Gomes fica com 9,8% e a candidata do MDB sobe para 6,6%. Os brancos e nulos representam 3,5% dos entrevistados, enquanto os indecisos e que não souberam responder foram 2,8%. 

Em provável segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o atual presidente aparece com 45,9% dos votos. Já o petista tem 44,7%. 

Ainda, em projeção de segundo turno entre Bolsonaro e Ciro Gomes, o primeiro tem 45,3% dos votos, enquanto o pedetista aparece com 41%.

Pesquisa Modalmais também traz rejeição

A pesquisa também mostrou a rejeição dos candidatos à Presidência. Lula lidera, uma vez que 42% dos entrevistados responderam que não votaria, em hipótese alguma, no petista. Bolsonaro tem 38,7% de rejeição, enquanto Ciro Gomes aparece com 2,5% e Simone Tebet com 1,6%. 

Ainda, a Modalmais/Futura perguntou sobre a avaliação do atual governo. Para 38,5% dos entrevistados, o Governo Federal é ótimo ou bom, para 24,3% é regular e para 34,8% é ruim ou péssimo.

Além disso, 42,8% dos respondentes avaliaram o governo do ex-presidente Lula como ótimo ou bom, contra 34,5% que acreditam que foi ruim ou péssimo. 

Por outro lado, a avaliação do presidente, Jair Bolsonaro, é majoritariamente ruim ou péssima (41%). Ainda, 39,1% acreditam que o presidente é ótimo ou bom, e 19,1% acreditam ser regular.