Mundo

BCE aumenta juros em 0,75 ponto percentual

É primeira vez desde 1999 que o Banco Central Europeu eleva sua taxa referencial de juros em 0,75 ponto percentual

O Banco Central Europeu (BCE) aumentou sua taxa referencial de juros em 0,75 ponto percentual, nesta quinta-feira (8). De acordo com a autoridade monetária, novas altas nos juros serão necessárias para “reduzir a demanda e evitar o risco de uma alta persistente nas expectativas de inflação”. 

Com a alta de 0,75 ponto percentual, a taxa referencial ficou em 0,75%. Vale lembrar que está é a primeira vez, desde 1999, que o BCE eleva sua taxa de juros em 0,75 ponto percentual. Além disso, o patamar de 0,75% é o maior nível para a taxa desde novembro de 2011. 

Em julho, o BCE aumentou a taxa de juros em 0,50 ponto percentual. Foi o primeiro movimento de alta da taxa desde 2011. Assim, a taxa de depósito, que estava em -0,5% foi para 0%. O mercado já esperava, desde o último aumento, novas altas para a taxa de juros, já que as autoridades monetárias têm chamado a atenção para a necessidade de uma atitude para mitigar o aumento da inflação no território europeu.

Em comunicado, o BCE informou que novas altas nos juros virão, já que a inflação permanece alta, em níveis recordes, e deverá permanecer acima da meta de 2% por um bom tempo. 

“As pressões sobre os preços continuaram a se fortalecer e se ampliar por toda a economia e a inflação deve aumentar ainda mais no curto prazo. À medida que os atuais motores da inflação desaparecem com o tempo e a normalização da política monetária se espalhe pela economia, a inflação cairá”, informou o BCE.