Empresário e youtuber, Cristiano Medeiros, também conhecido como “Vovô Rico” nas redes sociais, está sendo acusado por consumidores e influencers de aplicar golpes na venda de robôs de investimentos, os chamados “robôs trader”.
O produto apresentado pelo “Vovô Rico” nas redes sociais e no YouTube é chamado de “Inteligência Artificial X” que, segundo ele, é um “sistema que automaticamente fica ganhando dinheiro no mercado financeiro”.
Empresas registradas em seu nome estão por trás do produto, como a Medeiros & Medeiros. Em vídeos, ele afirma que é programador e engenheiro mecatrônico. No Instagram, diz que atua em diversos ramos, como construção, móveis e mercado financeiro.
Buscando dar credibilidade ao produto, Medeiros aparece muito nas redes sociais dirigindo carros de luxo ou saindo de helicópteros. Uma casa luxuosa também faz parte da rotina de vídeos do empresário.
Em seu Instagram, há vários vídeos de pessoas supostamente passando credibilidade ao negócio, o que vai de encontro aos relatos de vários clientes na plataforma de defesa do consumidor Reclame Aqui, segundo o “Portal do Bitcoin”.
Na plataforma existem queixas também de falta de suporte ao produto e dificuldade na hora de pedir o reembolso quando se sentem lesados, mesmo estando dentro do prazo determinado por lei.
“Vovô Rico e Netinhos Pobres”
Uma das vítimas usou da criatividade para reclamar no site “Reclame Aqui”. Um cliente da cidade de Queimados, no Rio de Janeiro, entitulou a reclamação de “Vovô Rico e Netinhos Pobres”, e afirmou ter adquirido e testado o produto, que não funcionou.
“Eu pude constatar que não funcionam, tem muito mais [perda] Loss do que [ganho] Gain. Fiquei, claro, chateado com isso e solicitei o estorno do meu pagamento e recebi a resposta negativa do suporte”, escreveu o consumidor, segundo o Portal do Bitcoin.
Outra vítima, desta vez de Cairu, na Bahia, afirmou ter comprado a “licença” do robô no dia 25 de agosto. Entretanto, viu diversas reclamções sobre o produto e resolveu devolver. Porém, ainda não recebeu nenhum reembolso. “Para eles, o Código de Defesa do Consumidor não tem valor”, reclamou.
Há queixas no Reclame Aqui de mais de seis meses. Ao invés de se desculpar, o empresário e youtuber postou um vídeo em que tenta descredibilizar o site de reclamções.
“O site do Reclame Aqui não é nada confiável. Eu vou te provar isso agora, e vou te mostrar que todas as reclamações que estão lá são suspeitas de serem fakes. Não dá para confiar em nenhuma informação que está dentro do Reclame aqui. Você não pode avaliar uma empresa com base no Reclame Aqui. Você foi induzido ao erro até agora”, disse Medeiros.
No entanto, as reclamações não são feitas apenas por consumidores no Reclame Aqui. O youtuber Rogério Betin, um dos mais atuantes na rede quando o assunto envolve denúncia de golpes, vem desvendando os negócios de Medeiros há pelo menos dois meses.
Já o youtber Luiz Guilherme, cujo canal tem 14 mil inscritos, também tem críticas negativas sobre o Vovô Rico: “O que ele está fazendo é lesando as pessoas. Tem que ser muito cara de pau para fazer o que esse cara faz”, disse em um vídeo no início desta semana.
Bastante influente, Medeiros apareceu em uma live com a advogada e influencer Dra. Deolane, que o apresentou como um “megaempresário”. “Eu conheci uma pessoa que poderia muito ajudar vocês”, disse na transmissão.
“Vovô Rico” se defende das acusações
Medeiros se defende das acusações. “Temos atualmente 25 mil clientes e 40 reclamações no Reclame Aqui. E achamos que são reclamações fakes, pois não encontramos o CPF em nosso sistema dos reclamantes. Mas vamos supor que seja verdade. Essas 40 pessoas representam apenas 0,01% do total de clientes. Ou seja, temos 99% de satisfação”, disse o empresário ao Portal do Bitcoin.
Sobre os influencers que o acusam, o empresário afirma que eles “querem apenas ganhar dinheiro nas minhas custas, pois eles criam vídeos fakes, falando bobagens…”.
Ainda de acordo com ele, “vários golpistas criaram uns 50 perfis falsos com a minha foto e escrito Vovô Rico no nome do perfil. Eles aplicam o golpe do PIX e com isso dezenas de pessoa caem todos os dias nesse golpe e acham que sou eu. Então é super importante que você faça essa matéria para explicar que quem aplica os golpes são esses perfis falsos que usam a minha imagem”.