A Porsche tem despertado o interesse dos investidores para seu IPO (oferta pública inicial) com valuation (avaliação de empresas) de até US$ 85 bilhões. A marca, pertencente à Volkswagen, planeja anunciar sua listagem na bolsa de Frankfurt na primeira semana de setembro.
A empresa de carros de luxo assegurou uma demanda inicial que excede as ações em oferta, em um valuation entre € 60 bilhões e 85 bilhões (US$ 85 bilhões). Grandes grupos, como T Rowe Price Group e Qatar Investment Authority já indicaram interesse em participar do IPO.
Além de grupos, a Porsche busca avaliar o interesse de bilionários, como o presidente da Louis Vuitton, Bernard Arnault, e o fundador da Red Bull, Dietrich Mateschitz.
Domino’s planeja IPO no Brasil quando atingir R$ 1 bi em vendas
A Domino’s, rede de pizzarias, planeja realizar um IPO (oferta pública inicial de ações) no Brasil quando atingir R$ 1 bilhão em vendas e margem de lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, sigla em inglês) anual na faixa 12% a 18%.
Na quinta-feira (26), Fernando Soares, presidente da companhia, se reuniu com a equipe de análise do banco Credit Suisse para tratar do assunto. As informações são do jornal “Valor Econômico”.
Em 2021, a DP Brasil Participações Societárias, controladora da Domino’s no País, informou que alcançou R$ 190 milhões em vendas em 2020, e ao Credit, disse ter chegado a R$ 280 milhões em 2021. Ainda em 2020, as vendas totais do sistema de lojas (próprias mais franquias) foram de R$ 455 milhões.
Caso o IPO ocorra, a Domino’s se juntará à Zamp (ex-BK Brasil) e à IMC (operadora de Pizza Hut, KFC e Frango Assado no Brasil). São 310 lojas da rede no país, sendo que dois terços são franquias.
Recentemente, a Domino’s fechou formalmente suas lojas na Itália. De acordo com um relatório do Milano Today, a gigante de pizzas não conseguiu conquistar os italianos. Em abril, a EPizza SpA, operadora de franquias da marca na Itália, entrou com pedido de falência após ter sofrido os impactos da pandemia de covid-19.